Pedagogia além da sala de aula é tema discutido em seminário

Postado em 31/08/2018 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação do curso de Pedagogia.

Visualizado 1268 vezes.


O Seminário de Pedagogia deste ano foi um sucesso! Isso porque a temática abordada oportunizou o acadêmico do curso ir além das salas de aula, como por exemplo, conhecer a realidade das empresas e instituições não escolares, por meio da temática “Pedagogia nas diferentes áreas: Educacional/Sistema, Hospitalar e Empresarial”. O evento foi realizado de 21 a 23 de agosto, no auditório Pe. Inocente Radrizzani e contou com as presenças de profissionais reconhecidos em suas áreas.

 

No primeiro dia do evento, aconteceu a mesa redonda “Diálogos Inclusivos: Desafios da Atualidade”, com as presenças do Prof. Mestre e Doutorando em História pela UFES Adilson Silva Santos, com a temática “Educação para relações étnico-raciais”, Prof.ª Pedagoga e Doutora em Educação Andréia Weiss, discorrendo sobre “Educação do/no Campo” e Prof.ª Advogada e Especialista em Educação Inclusiva Pollyana Paraguassú Posse, com a temática “Educação Especial/Inclusão”.

 

Durante a programação do seminário, foi possível identificar uma visão como um ser social, reflexivo e autônomo que atua em espaços educacionais em qualquer área, já que a educação não se limita ao ambiente escolar, conseguindo formar indivíduos conscientes, críticos, participativos, empreendedores e transformadores em todos os âmbitos educacionais presentes na sociedade.

 

Além de formar professores, a pedagogia prepara profissionais capazes de compreender e colaborar para uma educação de melhor qualidade na realidade brasileira, comprometidos com a transformação social. Um desses campos não-escolares da atuação do pedagogo é a pedagogia hospitalar que funciona como uma parceria entre o hospital, a universidade representada pelos estagiários e a instituição escolar de onde o paciente é oriundo. Já no âmbito empresarial, são necessários profissionais para atuarem nos processos de planejamento, capacitação, treinamento, atualização e desenvolvimento dos funcionários dessa empresa, e é nesse momento que surge o pedagogo empresarial. Pensando nessa realidade, no dia 22/08, aconteceu a aula show “Empreendedorismo”, ministrada pelo Prof. Ms. Antonio Carlos Andrade, onde recebeu a presença dos acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, transformando o evento em uma atividade multidisciplinar e foi um sucesso!

 

O encerramento do Seminário de Pedagogia 2018 foi realizado pela Prof.ª Valéria Machado Duarte, ministrando a temática “Pedagogia Educacional”.

 

A São Camilo parabeniza os coordenadores e acadêmicos pelo brilhante evento.