I Fórum Sul Capixaba de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Postado em 17/05/2019 por Renata Dias Lopes .

Visualizado 943 vezes.


O dia 18 de maio é marcado como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes.

 

Com o objetivo de debater esse importante tema com os alunos da graduação, o curso de Psicologia do Centro Universitário São Camilo – ES, em parceria com os Conselhos Tutelares de Cachoeiro de Itapemirim, realizou o I Fórum Sul Capixaba de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na última quarta-feira, 15, no Auditório Pe. Inocente Radrizzani.

 

O evento contou com a presença de renomados profissionais do sul do estado, que representaram importantes instituições, como o CREAS Cachoeiro, os Conselhos Tutelares e a Delegacia Especializada de Proteção à Criança, ao Adolescente e ao Idoso (DPCAI), bem como professores, psicólogos e acadêmicos de todos os períodos do curso de Psicologia.

 

“As construções das práticas voltadas à prevenção e ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes necessitam de uma intensificação nas articulações das várias instâncias e organizações públicas, governamentais e da sociedade civil, na aplicação de instrumentos normativos e no funcionamento de mecanismos de promoção para a efetiva garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, capitulados no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Assim, considero de suma importância a realização de eventos como este, cujo objetivo principal é envolver os diferentes atores dessa rede de proteção”, afirmou o palestrante Romário Manzoli, Conselheiro Tutelar Regional I e também egresso do curso de Psicologia da São Camilo.

 

A realização do Fórum propiciou a conscientização do maior número de alunos a respeito de suas atuações como futuros Psicólogos, aliando a teoria de sala de aula com os relatos práticos dos profissionais convidados.

 

A São Camilo agradece a participação de todos os envolvidos! Com certeza, foi uma noite muito enriquecedora!