Curso de Direito promove a XIII Semana Jurídica no Centro Universitário

Postado em 03/06/2019 por Renata Dias Lopes .

Com informações de Coordenação de Direito.

Visualizado 975 vezes.


A XIII Semana Jurídica do curso de Direito aconteceu de 22 a 24 de maio e teve como tema “Um novo olhar sobre o Direito Contemporâneo”. Mais de 500 pessoas acompanharam e prestigiaram o evento, que aconteceu no turno matutino e noturno.

 

Para abertura, tivemos a palestra do Dr. José Carlos Rizk Filho - Presidente da OAB – Seccional Espírito Santo, com o tema: “Liberdade de Imprensa e de Expressão: Limites e Garantias em um Estado Democrático de Direito”.

 

Não só alunos e professores puderam prestigiar o evento, contamos também com a presença ilustre do Dr. Adílio Domingos dos Santos Neto, presidente da 2º Subseção da OAB ES e diversos profissionais da área.

 

Na segunda noite, tivemos ainda uma palestra com o Dr. Ézio Luiz Pereira, que pode transmitir, brilhantemente, sua experiência com as “Estratégias em Audiência Cível”.

 

No turno matutino, aconteceu na quinta, 23, a mesa-redonda sobre “As novas famílias frente ao Direito e ao Processo Brasileiro”, ministrada pelos professores e advogados Dr. Eduardo Cavalcante Gonçalves e Dra Tatiana da Silva Mareto, e também pela advogada convidada Dra. Samantha Mion Matias dos Santos (Direito de Família).

 

Na manhã do dia 24, com o tema “Reforma Previdenciária”, recebemos para a mesa-redonda os advogados Dr. Alan Rovetta da Silva, a Prof.ª e advogada Dra Leonara Santiago Rovetta e Dra. Priscilla Thomaz de Oliveira (Direito Previdenciário) para o debate do tema que ganha grande repercussão atualmente.

 

Para coordenadora do curso, Prof.ª Aline Giuri, o evento foi um sucesso, contando todos os dias com a casa cheia! “Agradeço a toda equipe do corpo técnico-administrativo que nos auxiliou, aos alunos e professores do curso de Direito, pois sem eles esse evento não teria o mesmo brilho. Agradeço, em especial, a todos os palestrantes que puderam compartilhar conosco seus conhecimentos e muito nos honraram com sua presença”.

 

Para o aluno do curso, Hemerson Figueiredo, do 5º período noturno, o maior evento do curso é sempre aguardado com muita ansiedade. “Essa foi minha terceira Semana Jurídica e posso afirmar: é sempre um sucesso. Parece que a cada ano as palestras, mesas-redondas e debates que abrilhantam essa experiência única, ficam ainda melhores. A Semana Jurídica nos proporciona uma vivência nova e de extrema importância, sempre trazendo temáticas atuais que enriquem nosso currículo de maneira incomparável. O plus deste ano foi dividir com meus colegas de turma a organização desse espetáculo do saber jurídico. Nos preparamos, conseguimos a colaboração de parceiros com patrocínios e ajudamos a ordenar os bastidores dessa festa, que sem dúvidas, encantou a todos os alunos e visitantes presentes. Para nós, a satisfação de trabalhar em prol desse acontecimento valeu todo o esforço. É gratificante vivenciar momentos como esse dentro da graduação”.

 

Para fechar com chave de ouro, os alunos do 1º período do curso organizaram seu 1º Júri Simulado, onde puderam vivenciar os atos e procedimentos do Tribunal do Júri em que todos os personagens eram alunos e professores, nas funções da acusação, defesa e do juiz, além das oitivas dos acusados e depoimentos das testemunhas.