Alunos de Arquitetura e Urbanismo apresentam projeto de intervenção na Praça da Paz, em Cachoeiro

Postado em 19/07/2019 por Renata Dias Lopes .

Visualizado 975 vezes.


No último sábado, 13, as turmas de 7º período do curso de Arquitetura e Urbanismo, tanto do turno matutino quanto noturno, realizaram um evento na Praça da Paz, no bairro Arariguaba, em Cachoeiro de Itapemirim, que finalizou as atividades do Projeto Integrador (PA IV / Desenho Urbano / Estrutura Metálica / Conforto).

 

Os trabalhos tiveram início em março, com apresentação da proposta à comunidade por meio de panfletos informativos acerca do estudo. Na ocasião, foram coletados dados que nortearam o desenvolvimento dos projetos, com base nos anseios dos moradores e nas necessidades de infraestrutura.

 

De acordo com o coordenador do curso, Prof. Paulo Mendes Glória, todas as disciplinas do semestre estiveram voltadas para esse projeto. “Os alunos fizeram o levantamento de informações na comunidade, registraram os problemas e fizeram seus projetos com base na Metodologia Ativa, através do PBL - Problem Based Learning (Aprendizado Baseado no Problema). Os alunos desenvolveram soluções orientadas por um grupo de professores e o resultado foi levado à comunidade como forma de mostrar que é viável ter um bairro mais agradável e com melhor qualidade de vida”, relatou.

 

Os projetos foram expostos na Praça no sábado, permitindo aos alunos divulgar seus trabalhos e à comunidade visualizar as propostas de intervenção urbanística e de criação de um centro cultural anexo à Praça.

 

Para este evento, contamos com a parceria do SICOOB / Credirochas e da Rochativa. Foram doados para consumo da comunidade algodão doce e pipoca, além de ter sido disponibilizado um trailer de odontologia, com profissionais que prestaram atendimento e distribuíram kits de higiene bucal.

 

A São Camilo parabeniza a coordenação de Arquitetura e Urbanismo pela iniciativa, que oportunizou a aproximação dos alunos à prática profissional.