Semana de Fisioterapia: inovação e valorização profissional

Postado em 21/10/2019 por Stanley Mion.

Visualizado 1231 vezes.


Entre os dias 07 e 11 de outubro aconteceu, no Centro Universitário São Camilo – ES, a XIV Semana de Fisioterapia – Prática baseada em evidências e III Simpósio Acadêmico de Fisioterapia, tendo como objetivo oportunizar o crescimento no aspecto intelectual, preventivo e a troca de experiências voltadas para o ensino, pesquisa e extensão de alunos, professores e profissionais.

 

A semana teve, ainda, o intuito de proporcionar a interação entre os estudantes do curso, assim como compartilhar novos conhecimentos para a formação acadêmica, sendo um evento de caráter técnico-científico que viabiliza o intercâmbio de informações entre acadêmicos e profissionais, além de possibilitar a divulgação das produções científicas do curso.

 

“Hoje falei sobre a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), que faz parte da família de classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), cujo objetivo é tornar padronizada a linguagem em saúde, onde a prática do Fisioterapeuta é baseada. Eu considero fundamental que isso seja abordado já na graduação, porque existem pesquisas que mostram que o Fisioterapeuta não tem muito contato com a CIF durante o curso, não aplicando os métodos na sua profissão. Por isso, é fundamental falar sobre esse assunto”, relara a Dr.ª Fernanda Moura Vargas Dias, palestrante convidada da semana.

 

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) é um modelo para a organização e documentação de informações sobre funcionalidade e incapacidade (OMS 2001). Ela conceitualiza a funcionalidade como uma interação dinâmica entre a condição de saúde de uma pessoa, os fatores ambientais e os fatores pessoais.

 

O evento contou ainda com várias palestras, aulas em laboratórios, mesa-redonda, minicursos e mostra científica com doutores renomados das áreas de Fisioterapia, Pneumologia, Fonoaudiologia, além da presença da vice-presidente do CREFITO-15 e de egressos de sucesso.

 

A São Camilo agradece aos alunos do curso e Profissionais de Fisioterapia, parabeniza os professores e coordenadores pela organização e os palestrantes convidados por compartilhar conhecimentos e informações para os futuros Fisioterapeutas.