XVIII Integração Discente da Enfermagem - dias de muito conhecimento e interação para os acadêmicos

Postado em 18/11/2019 por Stanley Mion.

Visualizado 1227 vezes.


Objetivando integralizar as disciplinas do curso de Enfermagem, nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2019, foi realizada a XVIII Integração Discente da Enfermagem. O evento já é tradição no curso e traz excelentes resultados, permitindo que os alunos das diversas turmas interajam através de um ambiente científico. Além disso, ocorre uma rica troca de saberes envolvendo a apresentação das pesquisas desenvolvidas ao longo do semestre, com o auxílio dos docentes.

 

A tríade ensino, pesquisa e extensão é muito bem trabalhada na Integração Discente. A "pesquisa" é desenvolvida através da elaboração de um artigo científico, projeto de pesquisa, diagnóstico situacional ou estudo de caso de uma situação problema. A "extensão" é promovida através do contato do aluno com a comunidade da qual ele está inserido, apresentando o resultado do trabalho desenvolvido na pesquisa de forma lúdica, muitas vezes, utilizando de metodologia ativa para promover o ensino de temáticas relacionadas à prevenção de doenças e instrução sobre o autocuidado. Já o "ensino" da tríade mencionada é trabalhado a todo o momento, principalmente quando os discentes apresentam os resultados das suas pesquisas à comunidade acadêmica através de exposição oral.

 

Neste momento, por exemplo, o aluno também tem a oportunidade de trabalhar as técnicas de oratória, muito exigidas aos Enfermeiros por ser um profissional que trabalha com os mais diversos públicos.

 

A coordenação do curso de Enfermagem, os professores e os alunos envolvidos estão de parabéns, pois o profissional da saúde é essencial para toda a sociedade e é formando profissionais capacitados que teremos uma saúde de qualidade.