XI Jornada Integrada de Farmácia e Nutrição aborda prevenção e diagnóstico de infecções virais com foco no Coronavírus

Postado em 10/06/2020 por Priscila Amed Schuab.

Com informações de Coordenações dos cursos de Farmácia e Nutrição.

Visualizado 641 vezes.


Em 2020, o mundo foi surpreendido pela pandemia da COVID-19 - uma doença ameaçadora que traz desafios e questionamentos aos profissionais da saúde. A incessante busca por respostas traz à tona a necessidade de discutirmos conceitos científicos que possam ser relevantes tanto na prevenção quanto no tratamento da doença.

 

Diante deste contexto, aconteceu no dia 03 de junho a XI Jornada Integrada de Farmácia e Nutrição, através do ambiente virtual Microsoft 365, cujo tema foi “Infecções virais com foco na Covid-19: prevenção e diagnóstico”. O evento contou com a participação de acadêmicos dos cursos de Farmácia e Nutrição, além de convidados, dentre eles palestrantes, mediadores e demais docentes de ambos os colegiados, totalizando mais de 200 pessoas.

 

A temática foi amplamente aceita e muito bem recebida por todos os presentes, uma vez que propiciou práticas mediadoras para uma futura atuação profissional do farmacêutico em equipe multidisciplinar, bem como corroboraram para medidas de enfrentamento das infecções viras. Além disso, no campo da Nutrição, foi relacionado como que doenças diretamente associadas à área, como obesidade, disbiose intestinal e doenças cardiovasculares, estão intimamente conexas à etiologia e complicações da Covid-19. Por fim, foram realizadas orientações desde a compra até o preparo e armazenamento de alimentos no intuito de combater a transmissão e infecção pelo vírus.

 

A noite foi dividida em dois momentos, com um intervalo musical (som ambiente) e com palestras de aproximadamente uma hora cada. Ao final, houve um momento de interação entre palestrantes e participantes, mediado pela comissão organizadora composta pelas coordenações dos cursos envolvidos.

Este momento foi bastante valorizado por todos, visto que os demais docentes presentes interagiram de forma a valorizar ainda mais o evento, agregando conhecimento profissional apropriado e pertinente à temática.

 

O Centro Universitário parabeniza os coordenadores, os professores e os acadêmicos dos cursos de Farmácia e Nutrição pela organização e participação na décima primeira edição desta jornada.

 

Depoimentos:

Marcela de Aguiar Ardizzon - 5º período de Nutrição

 "As palestras foram incríveis. Os conhecimentos transmitidos pelos professores, iniciando a dinâmica com a história da Pandemia até o objetivo de cada palestra, foram extremamente esclarecedores. Como estudante da área da saúde, palestras interdisciplinares são de suma importância para a construção de um conhecimento amplo. O evento, inicialmente planejado para ser presencial, não deixou a desejar sendo transmitido por plataforma online e ainda superou minhas expectativas! Já no aguardo para os próximos."

 

Layla de Oliveira Lopes – 5º período de Farmácia

“A noite do dia 03/06 foi demasiadamente enriquecedora, em que os professores ministrantes se dedicaram a nos compartilhar conhecimentos acerca da atual realidade, explanando com tamanha sabedoria e solidariedade desde os primórdios das doenças infecciosas até o desenvolvimento e abrangência da Covid-19. Todo o conhecimento ministrado foi digno de encanto e gratidão pela oportunidade de momentos como este, ratificando a importância da multidisciplinaridade para o aprimoramento da compreensão em saúde, em que foi preciso apenas uma fração de noite para a divulgação de tamanho conhecimento”.