XIV Semana Jurídica acontece de forma virtual e é sucesso entre participantes

Postado em 08/06/2020 por Priscila Amed Schuab.

Com informações de Coordenação do curso de Direito.

Visualizado 1182 vezes.


Aconteceu, entre os dias 27 e 29 de maio, através do ambiente virtual Microsoft Office 365, a XIV Semana Jurídica, com o tema “Os desafios do Direito Brasileiro em tempos de crise”, onde discentes, docentes e convidados puderam debater com reflexões profundas acerca de temas atuais que envolvem a área jurídica e refletem diretamente no cotidiano da sociedade brasileira, de forma a propiciar aos discentes do curso de Direito da São Camilo uma visão holística do Direito frente a demandas sociais contemporâneas.

 

As palestras, cujos temas foram: “A investigação criminal defensiva como instrumento para alcançar a verdadeira paridade de armas no processo pena”, “Opacote anticrime - entendimentos acerca das alterações introduzidas pela lei n. 13. 964/2019”,“Advocacia empresarial trabalhista”, “Reflexões de direito tributário em tempos de crise”, “E-commerce e os smart contracts (contratos inteligentes) na relação de consumo”, “As relações civis em tempos de Covid-19”, “O direito do amanhã” e “Reflexões sobre os aspectos atuais das famílias”, aconteceram nos períodos matutino e noturno e foram acompanhadas por, em média, 150 alunos cada, que participaram efetivamente dos debates com perguntas no chat.

 

Além disso, o evento contou com a brilhante contribuição de profissionais renomados, como Clarissa Duarte Bicalho, Prof. Cristiano Hehr Garcia, Gustavo Cunha Tavares, Prof. Edgar Tassinari Lemos, Bianca Portinho Lopes Monteiro, Profª. Sara Simonato Tosato, Prof. Ricardo da Silva Malini e Profª. Tatiana Mareto Silva, que possibilitaram aos acadêmicos o acesso a informações e experiências profissionais vividas por eles, que são advogados militantes do sul do Estado do ES. Tais debates geraram, ainda, o interesse dos discentes em desenvolverem estudos e pesquisas sobre os assuntos discutidos, em especial em relação aos desafios das carreiras jurídicas vividos na atualidade.

 

“A variedade de temas abordados na Semana Jurídica da São Camilo é um grande diferencial, enriquecem nosso aprendizado e são compreensíveis a todos os períodos. A discussão sobre o "Pacote Anticrime", a "Tributação em Tempos de Crise" e as "Relações Civis em Tempos de Pandemia" são temas do nosso dia a dia que conectam o ensino da sala de aula com a prática cotidiana. O formato de palestra virtual permitiu ainda que alunos de cidades distintas pudessem participar do maior número de palestras. Parabéns a São Camilo e ao curso de Direito por permitirem esse momento de enriquecimento acadêmico/profissional!”, disse a aluna Chayanne Tomaz Thouzo, do 9º período matutino.

 

Outro acadêmico do curso demonstrou sua satisfação ao final da Semana: “Na última semana do mês de maio referente ao ano de 2020, tive o privilégio de participar da Semana Jurídica. Durante esse período, adquiri conhecimentos imensuráveis para a vida de um acadêmico, aprimorando meu conhecimento acerca dos valores pessoais e, primordialmente, em relação aos aspectos que tangem ao sistema jurídico. Os assuntos abordados nas palestras se apresentaram como uma nova visão ao curso de Direito do Centro Universitário São Camilo-ES. Fundamentados em uma originalidade contemporânea, promoveram o debate e incentivaram os discentes na busca incessante pelo conhecimento e atualização, perante a nova era digital e os impasses instaurados pela COVID-19. Sou grato a todos os professores e convidados que estiveram presentes nesse momento singular. Deixo aqui registrado um agradecimento em nome de todos os alunos do primeiro período do curso de Direito, muito obrigado!”, relatou Mateus Ramos Crisóstomo.

 

A São Camilo agradece toda a dedicação e o empenho de seus docentes para que o evento acontecesse e, também, a participação dos convidados e acadêmicos, que tanto contribuíram para o sucesso da XIV Semana Jurídica.