Semana Acadêmica de Ciências Farmacêuticas é sucesso no Centro Universitário

Postado em 09/10/2020 por Stanley Mion.

Visualizado 1104 vezes.


O curso de Farmácia do Centro Universitário São Camilo – ES promoveu a X Semana Acadêmica de Ciências Farmacêuticas, onde foram abordados assuntos relacionados às novas perspectivas de atuação profissional e ao mercado de trabalho para o farmacêutico, destacando novas áreas de atuação. O objetivo da semana foi proporcionar o desenvolvimento de atividades técnicas e científicas, oportunizando uma integração entre os estudantes, professores e profissionais da área de saúde, em especial no âmbito Farmacêutico, além de comemorar, junto aos acadêmicos, o Dia Internacional do Farmacêutico.

 

Tendo em vista o contexto de saúde mundial, a temática “Saúde, direito de todos e dever do Estado”, proposta nesta edição do evento, despertou a atenção dos participantes, acadêmicos e convidados, quanto ao conceito de “Saúde Única” e sua relação com a atuação do Farmacêutico diante da sociedade em tempos de Pandemias.

 

Para tal foi considerado o Código de Ética da Profissão que afirma em seu Preâmbulo que “o farmacêutico é um profissional da saúde, cumprindo-lhe executar todas as atividades inerentes ao âmbito profissional farmacêutico, de modo a contribuir para a salvaguarda da saúde e, ainda, todas as ações de educação dirigidas à coletividade na promoção da saúde.”

 

Considerando os objetivos propostos no projeto inicial, pode-se afirmar que foram superadas as expectativas do evento. A Semana Acadêmica oportunizou desfrutar do saber científico de diversos profissionais renomados em suas áreas de atuações, de diferentes regiões do Brasil, possibilitando ainda um “plus” cultural.  Todas as palestras foram executadas com maestria, revelando a importância do profissional farmacêutico nas mais diversas áreas e imputando a esse profissional a qualificação que merece, influenciando demasiadamente no olhar científico e humanizado dos acadêmicos para a profissão que os aguarda, corroborando para o aprimoramento intelectual e pessoal, contribuindo para a formação de farmacêuticos qualificados e inferindo a dignidade que essa nobre profissão merece.

 

O evento contou com os acadêmicos de Farmácia, além de convidados, dentre eles palestrantes, mediadores e demais docentes do colegiado, totalizando cerca de 200 participantes. Entre os palestrantes estavam os professores Bethânia Ribeiro de Almeida Santiliano, Natália Ribeiro, André Victório da Silva e Maicon Marvila. Na abertura teve a participação do CRF/ES e no encerramento a participação do representante do CFF no Espírito Santo, Dr. Gedayas de Medeiros Pedro, que prestou homenagem aos profissionais e futuros farmacêuticos pelo Dia Internacional do Farmacêutico (25 de setembro).

 

 

Depoimentos:

 

 

Natan Lopes, aluno do 2º período

 

“Foi um momento único e gratificante, participar deste evento, ficamos ainda mais motivados e encorajados a seguir nossos sonhos com as belas palavras do Dr. Gedayas, ter uma interação muito enriquecedora também com o presidente do CRF – ES, Dr. Luiz Carlos Cavalcanti e conhecer também o presidente do CRF – SP, Dr. Marcos Machado com um excelente trabalho de profissionalização online dos farmacêuticos.

A semana se estendeu com excelentes profissionais compartilhando seus conhecimentos acerca de temas atuais como a profissionalização do farmacêutico na saúde pública, sobre pesquisas científicas que trazem para uma comunidade a esperança de solução de problemas, preparação cosméticas e muitos outros assuntos que nos proporcionaram novos horizontes sobre a profissão, uma verdadeira semana de muito aprendizado.

Os votos do 2° período são de gratidão, gratidão por ter nos proporcionado este maravilhoso momento, e parabenizo o esforço de todos os envolvidos que fizeram isso acontecer.O meu muito obrigado...”

 

Guilherme Monzato, aluno do 4º período

 

“É indubitável a importância e a diversidade de informações advindas da X Semana Acadêmica de Ciências Farmacêuticas, visto que, diante da vivência de uma pandemia e mudança drástica para o meio online, o colegiado de Farmácia soube lidar com essa nova experiência e administrar uma semana de palestras e conteúdos atuais e de extrema importância para a formação acadêmica. Além disso, os palestrantes de diversas capitais diferentes, ligados diretamente conosco, nos motivou a buscar participação em meio aos dias e, também, a fazer diversas perguntas sobre vários assuntos como: A gestão do SUS em meio a pandemia; O controle de qualidade em cosmético, aplicação e benéficos dos Probióticos em Alimentos; Atribuição do Farmacêutico em Farmácia Clínica; Resistência Antimicrobiano e seus impactos. Por fim, não poderia deixar de ressaltar a participação do CRF e CFF, que abrilhantou ainda mais essa jornada acadêmica. Logo, essa semana acadêmica, mesmo em ambiente online, foi perfeita e motivacional para nós, acadêmicos, para não desistirmos da profissão farmacêutica e, também, para conhecermos mais sobre as áreas de atuação.”

 

Layla Lopes, aluna do 6º período

 

“A X Semana Acadêmica de Ciências Farmacêuticas, realizada remotamente em razão da Pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus, sob o olhar dos acadêmicos do sexto período de Farmácia, foi demasiadamente rica em conhecimento. As palestras abrangeram diversas atuações profissionais, como a atuação farmacêutica na gestão no SUS, o farmacêutico clínico, sua atuação na indústria e pesquisa de alimentos, no controle de qualidade, na divulgação científica e em um dos grandes desafios em saúde, a multirresistência antimicrobiana. A X SACPHAR ficará memorizada como uma semana onde o conhecer nos encantou.”

 

Cassiano Bartoli, aluno do 8º período

 

“Primeiramente vale ressaltar a grande importância do evento nesse “novo normal” que estamos vivendo, pois foi de grande importância prevalecer e com toda certeza o meio virtual trouxe algo diferente e produtivo para todos nós, alunos. Damos ênfase à disposição de novos palestrantes que se dispôs a trazer uma didática extremamente fácil ao entendimento e também com a importância dos temas. O colegiado foi bem representado e todos deram um feedback bem positivo dos temas, das apresentações, da didática e do meio virtual que no qual foi utilizado (a qual estamos já treinados haha), e a oportunidade de sentir um gostinho das palavras do presidente do conselho foi bem legal.”