III Semana Gastronômica é sucesso no Centro Universitário

Postado em 09/11/2020 por Stanley Mion.

Visualizado 446 vezes.


O curso de Gastronomia do Centro Universitário São Camilo – ES realizou, no dia 04 de novembro, mais uma edição da Semana Gastronômica, sendo, desta vez, um pouco diferente e de forma virtual devido à pandemia. Mesmo assim, contou com palestras de chefs renomados e discussões sobre variados temas.

 

A semana teve como finalidade proporcionar aos alunos possibilidades de aplicação de competências e habilidades adquiridas ao longo do curso, relacionando-as de forma virtual na área da Gastronomia e apresentando as diversas modalidades de trabalho na área, bem como promover o debate de conteúdos de componentes de formação específica, aprimorando os profissionais atuantes da área. O objetivo foi superado uma vez que realizar um evento, que em edições anteriores foi presencial, com degustação e muita socialização, de forma virtual e com os alunos como ouvintes é bastante desafiador.

 

A temática abordada este ano foi “Cozinha Afetiva, o porto seguro das relações no mundo da pandemia”, que é um tema atual que traz a reflexiva de como a comida e o alimento se tornaram elementos essenciais na manutenção da saúde física e mental, como a alimentação se voltou para o resgate das emoções em família, de aconchego e de segurança em todas as esferas da sociedade, por mais simples que sejam, em momento de privações de trânsito e como toda essa situação afeta e motiva o profissional da gastronomia, fazendo uso das técnicas para valorizar receitas antigas, muitas vezes de família ou tradicionais regionais. A temática versou, ainda, sobre a interdisciplinaridade e transversalidade já que se falou sobre culturas, custos, história, geografia, planejamento, empreendedorismos entre outros aspectos.

 

Cerca de 40 pessoas entre acadêmicos, convidados, palestrantes e professores participaram do evento. Foram ouvidos profissionais de renome, como a Historiadora, Professora na UFES e Doutora Patricia Merlo, que já publicou vários livros à cerca da história da alimentação. Contamos também com a Chef Júlia Faria, do Daju Bistrô, cuja tipologia do restaurante que comanda em Vitória é Cozinha Afetiva. Ela é graduada em Gastronomia e Pós-graduada em Cozinha Autoral, há 9 anos no mercado. E, para finalizar, tivemos as palavras da Chef Jessica Lovati, egressa da Instituição que participou diretamente de Londres onde trabalha em um restaurante com foco na cozinha latina, levando conceitos e referências de afetividade da cultura, dos ingredientes e da cozinha brasileira, com receitas tradicionais e regionais.

 

Podemos dizer que essa edição não ficou para trás em termos de qualidade, mesmo sendo virtual, e trouxe Chefs qualificados e experientes para a III Semana Gastronômica. Que venha a IV edição!