São Camilo realiza mesa-redonda virtual para alunos de Licenciatura

Postado em 27/04/2021 por Stanley Mion .

Visualizado 711 vezes.


O curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo – ES promoveu no dia 14 de abril, pela plataforma virtual Microsoft Office 365, o evento “Mesa-redonda: planejamento e gestão – aspectos teóricos-conceituais e práticos das políticas educacionais”, destinado aos alunos dos cursos de Licenciatura, Monitoria e dos Programas PIBID e Residência Pedagógica.

 

Teve como objetivo promover uma reflexão crítica sobre as articulações entre planejamento e gestão na definição das políticas públicas de educação básica no Brasil, através de relatos, discussão e estudo com professores e convidados, de modo a promover na formação do estudante de licenciatura da São Camilo – ES, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo, a integração dos saberes teórico-práticos. Eventos como este poderão auxiliar os estudantes na reflexão crítica e na tomada de decisões.

 

O professor, além de ser um profissional dotado de saberes humanos e técnicos, também é um ser político, devido a própria “politicidade” do ato educativo. Nesse sentido, compreender as políticas de educação e o modo como elas estão formadas em seu fazer, pode possibilitar uma atuação mais consciente e qualificada a respeito da própria prática profissional. Por isso, a abordagem da temática em tela é tão importante entre estudantes de licenciatura que serão futuros docentes.

 

Como convidados estavam o Professor Diego Buffolo Portinho, Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores pela Universidade Federal do Espírito Santo/Programa de Pós-graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (UFES/PPGEEDUC/2019); Gabriel Pruculi e Prucoli, Licenciando em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES; Raisa Maria de Aruda Martins, Pedagoga formada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Educação por essa mesma Instituição. Atualmente, é professora na Universidade Federal do Espírito Santo, campus Alegre.

 

Cerca de 260 estudantes interagiram participando ativamente do evento, entre público externo e interno, através de chat e de perguntas direcionadas aos participantes por meio do recurso da própria webcam.