Centro Universitário realiza mais uma edição do Simpósio de Engenharia

Postado em 24/05/2021 por Stanley Mion .

Visualizado 578 vezes.


Os cursos das Engenharias do Centro Universitário São Camilo – ES realizaram entre os dias 11 a 13 de maio, o VII Simpósio Sul Capixaba de Engenharia, o evento abordou temas atuais do cenário mercadológico como “Aerolevantamento por meio de drone na Engenharia” e “Cenário do Saneamento no Brasil: perspectiva da atuação profissional do Engenheiro Civil e Engenheiro Ambiental”.

 

No primeiro dia, os alunos participaram das palestras “Responsabilidade Ambiental no âmbito da Engenharia” com o Palestrante: Maycon Patricio de Hollanda e “Aerolevantamento com uso de Drone na Engenharia” com o Palestrante: Bernardo Paier.

 

Maycon Patricio de Holanda, iniciou a palestra expondo a problemática da urbanização mal planejada, instigando aos alunos uma análise reflexiva da atuação profissional pautada na sustentabilidade, visando o emprego de estratégias que busquem minimizar e/ou mitigar impactos inerentes ao desenvolvimento urbano, atividades industriais e agropecuárias,  encerrando a palestra com uma reflexão pautada na responsabilidade ambiental e a conduta profissional esperada, que consta no juramento dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Arquitetura.

 

Em seguida, foi a vez do Bernardo Paier, que abordou a aplicação do uso de drones na coleta de dados para o planejamento e execução, controle e manutenção de projetos relacionados a Engenharia Ambiental e Civil.

 

No dia seguinte, os alunos assistiram a palestra “Cenário do Saneamento no Brasil: Perspectiva da atuação do Engenheiro Civil” com Wilson Guilherme da Luz Filho, que abordou o marco histórico do saneamento no Brasil, universalização dos serviços de água e esgoto, situação atual do Brasil x perspectiva e atuação profissional da Engenharia Civil e Ambiental na área de saneamento. Após a palestra ocorreu um momento destinado a perguntas, onde houve uma boa interação entre alunos, professores e palestrante.

 

No último dia, foram ofertados os minicursos Revit, Ftool, Projeto de Incêndio, Calculadora Científica e PRAD: Manguezal e Restinga, com intuito de aprimorar e propiciar novos conhecimentos e experiências.

 

As temáticas abordadas no evento possibilitaram a ampliação de conceitos e a atuação de práticas e novas tecnologias que são tendência de mercado nos próximos anos.

 

Esse formato de evento, está sendo bastante proveitoso para os alunos, que tem a possibilidade de interação com os palestrantes e isso ajuda muito no entendimento e compreensão nos desenvolvimentos das atividades propostas. Participaram em média 120 pessoas, nos três dias de evento. Podemos dizer que foi um sucesso. Parabéns aos organizadores!

 

Depoimentos

 

Sandro Olívio de Oliveira Serafim – 9° Período da Engenharia Ambiental

 

“O VII Simpósio Sul Capixaba de Engenharia do Centro Universitário São Camilo, só foi possível graças ao empenho da Instituição em nos ofertar um sistema Online de excelência que proporcionou aos alunos e professores aulas ótimas. E não foi diferente no Simpósio ocorrido entre os dias 11 a 13 de maio, tivemos no primeiro dia uma palestra muito informativa sobre a responsabilidade ambiental com o palestrante Maycon. Na segunda palestra sobre o Aerolevantamento com Drone na Engenharia o Bernardo foi muito prático e com um material e conhecimento muito bem descrito e de fácil entendimento.

No dia 12 dia tivemos uma palestra diferente com um formato mais de complementação de conteúdo com o palestrante Wilson sendo bem preciso na exposição de dados sobre o saneamento tudo que está ligado ao tema e nos ajudou a sanar o papel do engenheiro no dia a dia do trabalho. Defino como uma grata surpresa pelo empenho do Coordenador Professor Herbert Torres, os líderes dos alunos e claro os demais participantes tanto professores, Lima, Hésio, Gilson que abrilhantaram o evento junto com os alunos e convidados. Foram 3 dias de muito conhecimento e aprendizado. Um grande abraço a todos e parabéns pelo VII Simpósio Sul Capixaba de Engenharia”

 

Kelly Máximo Guimarães – 1° Período de Engenharia Civil

 

“O Simpósio dispôs de debates entre os professores, e contou com palestrantes que por sua vez tiveram uma excelente desenvoltura com os expectadores. Mesmo com o evento sendo totalmente online, foi bem explicativo e com certeza agregou novos conhecimentos a todos os participantes que estiveram presentes em massa nesses dois dias de palestras. Além das palestras, foram ministrados minicursos diretos e ricos em conhecimentos, que por muitas vezes não são apresentados na sala de aula, e nesse formato rápido foram de grande esclarecimento”