Fórum discute abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Postado em 27/05/2021 por Stanley Mion .

Visualizado 633 vezes.


Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, no dia 18 de maio, o curso de Psicologia do Centro Universitário São Camilo – ES realizou a terceira edição do Fórum de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que contou com a presença de renomados profissionais da área do sul do estado, mobilizando a comunidade acadêmica em geral.

 

O objetivo deste evento, em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, é debater questões referentes ao assunto, numa perspectiva multidisciplinar, de modo a mobilizar a comunidade acadêmica, a participar profissionalmente da luta em defesa de crianças e adolescentes, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade. O evento contribuiu para o debate sobre questões referentes ao tema proposto, em especial no que diz respeito à atuação do psicólogo.

 

A temática abordada é de relevância não só para acadêmicos, mas para a sociedade em geral. A melhor forma de abordar esse tema é pensar na prevenção e conscientizando de todos. Também é fundamental preparar o futuro profissional para atender tanto as vítimas quanto os abusadores, para que outros casos não aconteçam.

 

A participação dos alunos foi muito boa, em média participaram do evento cerca de 300 pessoas. Os convidados a falar sobre o tema foram: Claudinéia Debona, Assistente Social e Subsecretária de Assistência Social na Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim-ES; Romário Manzoli, Psicólogo egresso do Curso de Psicologia do Centro Universitário São Camilo-ES e Conselheiro Tutelar; e Tatielly Bonan, Psicóloga Clínica e especialista em Terapia Cognitivo-comportamental. A mesa-redonda foi mediada pela Psicóloga Coordenadora do curso de Psicologia Professora Adriana Mastela Gomes Grasseli.

 

Depoimentos

 

Alyne Reis, 9º período de Psicologia

 

“Uma temática muito importante que precisa ser cada vez mais discutida para a conscientização da sociedade e assim poder combater esse crime horrendo. O evento agregou conhecimento de muitos com as devidas falas colocadas pelos convidados”.

 

Cássia Dalfior, 5º período de Psicologia

 

“O III° Fórum de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Infantil contribuiu para compreender como o abuso e a exploração sexual afeta as crianças, como identificar e quais estratégias de enfrentamento. Além disso, o debate acerca desse tema é de suma importância para a formação em Psicologia, portanto parabenizo e agradeço os envolvidos e as envolvidas no evento”.