Semana Acadêmica de Ciências Farmacêuticas apresenta as novas perspectivas profissionais

Postado em 08/10/2021 por Stanley Mion .

Visualizado 777 vezes.


Entre os dias 20 e 24 de setembro, o Colegiado de Farmácia do Centro Universitário São Camilo-ES realizou a décima primeira edição da Semana Acadêmica de Ciências Farmacêuticas – Perspectivas de Atuação Profissional.

 

Tendo em vista o contexto de saúde mundial, a temática proposta nesta edição do evento despertou a atenção dos participantes, sejam acadêmicos ou convidados, quanto ao conceito de “Farmacêutico do Século XXI” e sua relação com a atuação do Farmacêutico diante da sociedade atual.

 

Para tal, foi considerado o Código de Ética da Profissão que afirma em seu Preâmbulo que “o farmacêutico é um profissional da saúde, cumprindo-lhe executar todas as atividades inerentes ao âmbito profissional farmacêutico, de modo a contribuir para a salvaguarda da saúde e, ainda, todas as ações de educação dirigidas à coletividade na promoção da saúde”.

 

Separada em dois momentos, a programação teve início com as apresentações das palestras, com cerca de uma hora e meia de duração, ao longo da semana, seguidas de um tempo reservado para debate e esclarecimento de dúvidas pertinentes às temáticas abordadas, mediado pela comissão organizadora composta pela coordenação do curso. Esse momento foi muito valorizado, tanto pelos palestrantes e mediadores, quanto pelos participantes, visto que os demais docentes presentes interagiram de forma a enaltecer ainda mais o evento, agregando conhecimento profissional apropriado e pertinente ao tema.

 

No último dia, os alunos puderam colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos, através dos minicursos presenciais, com duração de 4h cada.

 

Todas as palestras foram executadas com maestria, revelando a importância do profissional farmacêutico nas mais diversas áreas, especialmente em áreas mais novas, como marketing farmacêutico e bioinformática, imputando a esse profissional a qualificação que merece, influenciando demasiadamente no olhar científico e humanizado dos acadêmicos para a profissão que os aguarda, corroborando para o aprimoramento intelectual e pessoal, contribuindo para a formação de farmacêuticos qualificados e inferindo a dignidade que essa nobre profissão merece.

 

Considerando os objetivos propostos no projeto inicial, pode-se afirmar que foram superadas as expectativas do evento quanto ao desenvolvimento de atividades técnicas e científicas, proporcionando integração entre estudantes, professores e profissionais da área de Saúde, em especial do âmbito farmacêutico, tornando possível estreitar os laços entre alunos e professores com os profissionais de outras áreas que possam contribuir para a formação do farmacêutico inserido em um contexto multiprofissional; contextualizar os conhecimentos acerca de novas perspectivas profissionais; apresentar as principais conquistas e avanços da profissão farmacêutica; contextualizar os participantes acerca das atualizações nos assuntos regulatórios de interesse da categoria; apresentar novos ramos de atuação para o profissional; compreender o trabalho do farmacêutico nas diversas áreas de atuação, seja no âmbito público ou privado, por meio das atividades desenvolvidas e fomentar a prática de atividades de extensão durante a integralização do curso de graduação em Farmácia.

 

A SACPHAR oportunizou desfrutar do saber científico de diversos profissionais renomados em suas áreas de atuação, de diferentes regiões do Brasil.

 

A São Camilo-ES agradece aos mais de cento e vinte participantes, entre acadêmicos de Farmácia, convidados, dentre eles palestrantes, mediadores e docentes, e parabeniza todo o colegiado que participou da organização e realização do evento, contribuindo para o seu sucesso.

 

Depoimentos:

 

Natan Lopes – 4º período

 

A XI SACPHAR, organizada pelo Colegiado de Farmácia do Centro Universitário São Camilo, foi um evento, sem dúvidas, formidável.

Uma semana inteira planejada para o farmacêutico do futuro, no qual vivenciamos várias palestras com temas voltados para atuação de um profissional atualizado, aprendemos como lidar com o mercado de trabalho, através da abordagem do marketing farmacêutico e das novas tecnologias como a bioinformática, que cresce cada dia mais. Outro tema de grande relevância abordado foi a questão da saúde mental no ensino superior, muito importante neste período de readaptação com o retorno do ensino presencial.

Para fechar com chave de ouro, tivemos, no último dia do evento, oficinas e minicursos presenciais, respeitando todos os protocolos de segurança da COVID-19, que despertaram grande engajamento dos alunos, reafirmando cada vez mais o interesse pelo curso, principalmente após o longo período virtual. 

 

Emannuele Bayerl - 2º Período

 

Os eventos acadêmicos sempre são de grande valia para a formação do aluno. A XI Semana Acadêmica de Ciências Farmacêuticas, em específico, agregou muito. Tiveram vários temas relacionados ao que estudaremos ao longo da graduação, bem como assuntos importantes para quando já estivermos formados.

Os palestrantes falaram muito bem sobre os assuntos e foram essenciais para que o evento acontecesse.