São Camilo promove Ação Comunitária – Prevenção contra o Câncer de Mama e de Próstata

Postado em 08/11/2021 por Stanley Mion .

Com informações de Coordenação de Enfermagem .

Visualizado 732 vezes.


Nos dias 27 e 28 de outubro, o curso de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo-ES realizou, na Praça Jerônimo Monteiro, em Cachoeiro de Itapemirim, a I Feira de Saúde de Enfermagem, uma ação comunitária voltada para a prevenção do Câncer de Mama e de Próstata.

 

Com o objetivo de atualizar os conhecimentos técnicos de Enfermagem referentes à Unidade Básica de Saúde e a temas específicos da profissão, na prevenção e promoção de saúde, a programação possibilitou educar as pessoas a respeito do câncer de mama e de próstata, proporcionando uma abordagem prática de aferição de pressão, vacinação contra a Covid-19 e Influenza e aferição de glicemia arterial.

 

Todos os alunos da São Camilo puderam participar do evento e observar um funcionamento de campanha voltada para o conhecimento em Enfermagem na Unidade Primária de Saúde.

 

Os acadêmicos do segundo período aprenderam conteúdos sobre promoção de saúde, o que os qualifica para atuar na Unidade Básica futuramente, já os do sexto período em diante ficaram responsáveis pelas técnicas, numa abordagem mais minuciosa da educação, onde já existe um preparo acadêmico para tanto.

 

O apoio da Secretaria Municipal de Saúde e a colaboração dos profissionais Cristine Moreira, Valéria Gardioli Fiuza Correa, Ercilio Felix das Neves Neto, Pamela Oliveira Meireles, Renan Almeida Baptistini e Renata Viana Paganotti, em um ambiente favorável, proporcionaram a socialização entre alunos de turmas mais recentes e veteranos, resultando em uma grande interação durante toda a programação.

 

A São Camilo-ES parabeniza o curso de Enfermagem por dar ênfase e unificar as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, com a organização e realização de uma ação comunitária com temas importantes e necessários, agradecendo também a todos que participaram e colaboraram para o sucesso do evento.

 

 

Depoimentos:

 

Brunela Rúbia Garcia – 6º período

 

“Na ação ofertada na praça, compartilhamos informações sobre o câncer de mama, aproveitando o mês de outubro, promovendo a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. Foi ofertado, também, atendimento de dosagem de glicose e aplicação de vacina contra Covid-19 e Influenza, não menos importante nesse período o qual estamos vivendo de pandemia. A ação é de extrema importância para nossa qualificação como profissionais da saúde e para chamar a atenção da população sobre diferentes assuntos, principalmente aqueles considerados tabus devido a preconceitos enraizados, machismo e outras questões”.

 

Cleidiene de Souza Rodrigues - 10º período

 

“Os encontros oferecidos na praça pela equipe do curso de Enfermagem da São Camilo foram de extrema importância para chamar a atenção da população para a prevenção do câncer de mama e câncer de próstata, tendo como objetivo orientar sobre o autocuidado e a prevenção, além de ofertar aferição de pressão arterial e dosagem de glicose. Também foram ofertadas doses da vacina Covid-19 e Influenza. Foram dias de muita alegria ao poder passar para a população um pouco do nosso conhecimento”.