Cursos de Direito e História promovem Mesa-redonda: Guerra na Ucrânia em perspectivas histórica e do Direito Internacional

Postado em 21/03/2022 por Francisco Luciano Gadelha Dantas.

Visualizado 597 vezes.


No dia 09 de março, os cursos de Direito e História do Centro Universitário São Camilo - ES promoveram a mesa-redonda: “Guerra na Ucrânia em perspectivas histórica e do Direito Internacional”.

O evento buscou abordar o contexto histórico da região, identificando os países envolvidos: Ucrânia e Rússia, avaliar os resultados da guerra a partir do Direito Internacional e quanto aos Direitos Humanos, relacionar a questão geopolítica da região como justificativa para a invasão russa à Ucrânia, bem como, discutir os resultados do conflito para a comunidade internacional.

A mesa foi mediada pela Professora Mestre Aline Freitas Dias e contou com a participação do Professor Mestre Rafael Magalhães, representando o colegiado do curso de História e, pelo colegiado do curso de Direito, o Professor Doutor Cristiano Hehr Garcia.

Auxiliando na formação de profissionais críticos, além do incentivo à pesquisa, a programação reuniu aproximadamente duzentas e oitenta pessoas, compartilhando informações e conhecimentos, alcançando os objetivos propostos com uma expressiva contribuição dos alunos, interagindo com perguntas, comentários, elogios e pedidos de indicação para expandir a bibliografia, pois são novos olhares sobre os estudos pós-coloniais.

A São Camilo-ES agradece a todos que participaram e colaboraram para o sucesso do evento, e parabeniza as coordenações dos cursos de Direito e História pela organização e por abordar uma temática atual, importante e de relevância internacional.  

Depoimentos:                   

Laísa Pedruzzi - 5° período de História

“O evento contou com uma boa organização e fluidez, ambos os palestrantes mostraram domínio do conteúdo. O tema foi muito bem abordado pelos professores, sendo possível compreender o porquê desse conflito estar tomando proporções mundiais.”

 

Flávia Fernandes - 5º período de História

“A mesa-redonda contou com uma ótima organização dos cursos envolvidos. Os professores responsáveis pelo bate-papo trouxeram informações valiosas e necessárias a serem discutidas. Além disso, houve um momento onde muitas perguntas relevantes foram respondidas. Sem dúvidas, ao levar em consideração tudo que está acontecendo e as possíveis consequências desses atos, é impossível não criarmos espaços para esses diálogos. Ao final os palestrantes ainda deram dicas de autores e livros sobre o tema.”

Naún do Lago de Lima – 7º período de Direito

“Estamos vivenciando um momento importante para a história. Assuntos relacionados a geopolítica ganham o cenário internacional em razão da Guerra deflagrada no leste europeu, e especialmente esta semana o Centro Universitário São Camilo-ES proporcionou aos alunos um ótimo evento a respeito do conflito entre Rússia e Ucrânia.

O professor de Direito, Cristiano Hehr, deu a sua visão no que tange às consequências da guerra nas cortes internacionais, enquanto que o professor de História, Rafael Magalhães, explicou o contexto étnico-histórico dessa luta armada, que tomou proporções em todo o mundo, inclusive no Brasil.

No mais, foi um momento muito prazeroso. Sair do ambiente virtual e voltar a dividir espaço físico, discutindo um tema desta envergadura, agregou de maneira muito significativa o intelecto dos ouvintes, ampliando a visão de mundo, principalmente os aspectos culturais e políticos.”