Curso de Pedagogia realiza a primeira edição do projeto “Saberes e fazeres na escola”

Postado em 17/05/2022 por Francisco Luciano Gadelha Dantas.

Visualizado 415 vezes.


Buscando promover uma vivência do cotidiano acadêmico, pela interlocução do ensino com os modos de aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento, considerando, sobretudo, os variados contextos e diversidade dos educandos, no dia 4 de maio de 2022, o curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo reuniu professores, pedagogos e diretores de escolas de Educação Básica e graduandos do ensino superior na exposição “Saberes e fazeres na escola”. Essa é a primeira edição do evento que contou com a mostra de vinte e um trabalhos de práticas exitosas e inovadoras.

“Mostra virtual: memória, tradição e família”, idealizado pela professora e coordenadora Jaqueline Ramalho junto aos alunos do 5º período do Curso de História;

 “O podcast e o estimulo da oralidade no ensino de língua portuguesa”, pela EMEB Prof. Deusdetit Baptista com a professora Poliana Bittencourt; 

O projeto interdisciplinar “jovens engajados”, na EEEF Santa Cecilia; 

“Criando um ambiente fértil para a criatividade”, idealizado pela professora Eleonora Moreira N. Neves junto aos alunos do 5º período do Curso de Letras Inglês. 

Também tivemos as exposições: “Elementar, meu caro leitor! Leitura e produção textual de narrativas de mistério”, pela EEEFM Prof. Hosana Salles; 

O projeto “ Jardim do afeto: autoestima e amor como sementes para um mundo melhor”, pela EMEB Eliseu Lofêgo;

 O Centro Educacional São Camilo apresentou o Terrário, Catapulta e Decifrando Anne Frank, com turmas de 6º a 8º ano. 

A EEEFM Carolina Passos Gaigher trouxe uma oficina de xadrez.

A EEEFM Prof. Inah Werneck trouxe o projeto “Horta como espaço não formal para o ensino de ciências” e, também, pela mesma escola tivemos “O uso do aplicativo Plickers como ferramenta avaliativa”. 

 A EMEB Maria das Graças Felipe e a EMEB Alto São Vicente, apresentaram “Vida Sustentável: eu faço parte”.

Sabendo disso, valores indispensáveis no processo de educação foram discutidos, sem deixar de lado o universo mágico dos livros, os cursos de Letras Inglês e Pedagogia cumpriram com essa temática com os trabalhos: “O uso da literatura em língua inglesa no fundamental” e “A magia da literatura infantil digital no ensino fundamental”.

Foram apresentados ainda os trabalhos  “Cadeia produtiva das frutas”, da EMEB Gércia Ferreira Guimaraes”; “Abelha: doce mel”, da EMEB Dr. Pedro Nolasco Teixeira Rezende; “Castelo da leitura”, da EMEB São Vicente e o quis “Café com o rei”, da EMEB Luiz Semprini.

Durante o evento aconteceu também uma mesa-redonda que discutiu sobre os saberes e fazeres das escolas de Educação Básica nos últimos dois anos, com a participação da Subsecretária de Educação Básica do município de Cachoeiro de Itapemirim, Liviane Dias Freitas da Silva, a coordenadora Pedagógica da Escola de Ensino Médio José Veiga da Silva, Ivane da Penha Jurri e a professora do Ensino Fundamental e Médio, Poliana Bittencourt. O professor Diego Portinho foi o mediador da mesa-redonda. O evento alcançou o objetivo proposto.

A São Camilo agradece a grande e interativa participação de todas as instituições que contribuíram apresentando seus projetos, a presença dos discentes, professores, pedagogos e diretores de escolas de Educação Básica e parabeniza a coordenação do curso de Pedagogia pela organização, realização e sucesso da primeira edição da exposição.

 

Depoimentos:

 

Flávia Fernandes - 5º período de História

“O evento “Saberes e Fazeres na Escola”, mesmo que em sua primeira edição, contou com a presença de muitas escolas que trouxeram projetos desenvolvidos por eles e foi de extrema importância e de muito aprendizado. É indiscutível que após esse período pandêmico os professores estão enfrentando uma nova realidade nas salas de aula. Durante o evento foi possível conhecer mais de perto novas práticas e estratégias a serem aplicadas nas escolas. Tivemos a oportunidade de expor trabalhos que foram desenvolvidos dentro da realidade pandêmica que estávamos vivendo. Com tudo, foi possível entender que existe sim formas mais didáticas e divertidas que podem fazer parte do processo de ensino dentro das escolas.”