Curso de Psicologia realiza o Fórum de Saúde Mental: “Saúde Mental e Violência de Gênero”

Postado em 24/05/2022 por Francisco Luciano Gadelha Dantas.

Visualizado 448 vezes.


Com o objetivo de promover o debate sobre políticas de Saúde Mental no Brasil, tendo como foco o trabalho de intervenção do psicólogo na área, no dia 17 de maio, o curso de Psicologia do Centro Universitário São Camilo – ES promoveu mais uma edição do Fórum de Saúde Mental. Esse ano o Fórum abordou o tema: “Saúde Mental e Violência de Gênero: intersecções possíveis na luta por uma sociedade sem manicômios”.

 

No dia 18 de maio comemora-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, cujo lema é “Por uma sociedade sem manicômios”. Desde o início da Reforma Psiquiátrica Brasileira, observamos avanços e conquistas no campo da Saúde Mental, com os estabelecimentos de leis, normativas e orientações técnicas que humanizam o cuidado e atuam na perspectiva de direitos, oportunizando à pessoa em sofrimento psíquico, modalidades de cuidado que não a concebam como sujeitos portadores de transtornos mentais e, por isso, possuem alto grau de periculosidade. Entretanto, quando pensamos a saúde mental, não podemos nos restringir apenas aos manicômios físicos, mas também aos manicômios mentais, situações nas quais são colocadas tantas mulheres e outras minorias, tais como, na atualidade, a população LGBT+.

 

Tema de relevância não só para acadêmicos, mas para a sociedade em geral, a  melhor forma de abordá-lo é pensar no debate, na conscientização e na prevenção da violência de gênero e de tantas outras violências diárias.

 

Os convidados foram: Dr. Matheus Guimarães Gomes Rangel (Médico Psiquiatra. Tutor de Núcleo de Residência em Psiquiatria do CAPAAC-ES); Graciele Ferreira Norbiato Oliveira (Discente do Curso de Psicologia São Camilo-ES e estagiária na Secretária de Saúde do município de Cachoeiro de Itapermirim-ES/ setor de Saúde Mental);Núbia Bazeth (Escrivã da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, ex-presidente do Conselho da Mulher de Cachoeiro de Itapemirim-ES e Professora de Direito);Taismane Clarice Coimbra Ricci Vieira Schiavo (Assistente Social Especialista em Filosofia e Psicanálise e em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do ICEPi/SESA); mediados pelo  Prof. Vitor Benevenuto de Freitas (Docente do Curso de Psicologia São Camilo-ES, Supervisor de Estágio em Atendimento Clínico e Saúde Mental e Psicólogo Clínico).

 

Com a participação de aproximadamente duzentas e cinquenta  pessoas, os objetivos do evento foram alcançados na medida em que contribuíram para o debate sobre questões referentes ao tema: “Saúde Mental e Violência de Gênero”, principalmente no que diz respeito às atualizações em relação à atuação do psicólogo, visando qualificar acadêmicos e profissionais da saúde, com a construção de conhecimentos teórico-práticos.

 

A São Camilo agradece a presença, interação e contribuição dos discentes, docentes e convidados, agradecendo e parabenizando, também, a coordenação do curso de Psicologia pela realização de mais uma edição de sucesso do Fórum e por abordar um tema atual e de grande relevância acadêmica e social.