Cursos de História e Letras Inglês realizam a XV Via Sacra Poética: “Fala com sabedoria, ensina com amor”

Postado em 03/05/2022 por Francisco Luciano Gadelha Dantas .

Visualizado 411 vezes.


No dia 12 de abril, os cursos de História e Letras Inglês do Centro Universitário São Camilo – ES realizaram a XV Via Sacra Poética: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

O projeto Via Sacra Poética é uma atividade pedagógica desenvolvida pelo Curso de Letras do Centro Universitário São Camilo – ES, com participação de discentes de outros cursos de Licenciatura e se caracteriza por um evento cultural e pedagógico, no qual há uma montagem de textos literários (músicas, poesias, contos, crônicas) e textos não literários, os quais se traduzem em uma atividade única, em que há declamação, música e dança em torno de um determinado tema.

O objetivo do projeto é propiciar a reflexão sobre questões pertinentes à vida social, relacionando-as aos valores cristãos, uma vez que a IES é confessional e que tais valores são reconhecidos na sociedade, independente da crença religiosa. Nesse ano o tema foi “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

 A Via Sacra Poética: “Fala com sabedoria, ensina com amor” teve como objetivo propor reflexões sobre a educação brasileira e debater sobre novas formas de educarem uma visão para a formação do ser humano.

Com a participação do Pe. Thiago Malanquini, assessor da Pastoral da Educação da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim – ES e a presença de aproximadamente trezentas e cinquenta pessoas, o evento propiciou a interação de docentes e discentes em atividade acadêmica, de diferentes cursos de graduação do Centro Universitário São Camilo - ES. Viabilizando, além do acesso a informações e condições propícias à análise e reflexão, a integração entre a teoria e a prática relacionada aos assuntos abordados, sob a perspectiva humanística.

A São Camilo agradece a grande e ativa participação de todos, agradecendo e parabenizando, também, os professores do Colegiado de Letras Inglês: Ana Cristina Pereira, Eleonora Moreira Nemer Neves, Gabrielli Cuerci e Silva e Isabela  Leão Pinheiro Moulim pela organização e realização de mais uma edição de sucesso do evento.

 

Depoimento:

 Aline Pin Dalvi – 6 º período de Letras-Inglês

“Como acadêmica do 6º período do curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa, posso afirmar que a participação no evento Via Sacra Poética me conduziu à reflexão acerca dos elementos que integram uma educação humanizada, conectada aos valores cristãos que estão atrelados ao tema da Campanha da Fraternidade 2022, bem como ao destaque sobre os fundamentos do ato de educar e o Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. Acredito que tenha sido de grande valia principalmente para nós, futuros profissionais da educação, a abordagem da referida temática de forma tão enfática, crítica e ao mesmo tempo poética, onde, articulados em quatro estações muito bem representadas, alunos dos mais diversos cursos tiveram a oportunidade de se expressar e significar bravamente a força e os valores que sustentam o fazer docente.”