XIII Jornada Integrada de Farmácia e Nutrição retrata a atualização em Fitoterapia

Postado em 30/05/2022 por Francisco Luciano Gadelha Dantas Luciano Gadelha Dantas.

Visualizado 423 vezes.


Os cursos de Farmácia e Nutrição do Centro Universitário São Camilo – ES realizaram, nos dias 09 e 10 de maio, a décima terceira edição da Jornada Integrada de Farmácia e Nutrição - Atualização em Fitoterapia.

 

Considerando a responsabilidade social institucional e a busca mundial por novos compostos, especialmente bioativos, a temática proposta nesta edição despertou a atenção dos participantes, sejam acadêmicos ou convidados, quanto a utilização de fitoterápicos.

 

Diante do Incentivo, especialmente da Organização Mundial da Saúde, desde o final do século XX, para a valorização das terapêuticas tradicionais, o Brasil vem, lentamente, aumentando os incentivos sobre o uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, principalmente após os anos de 2006.

 

Embora tenhamos vários medicamentos de interesse do Sistema Único de Saúde, estudar as Plantas Medicinais e Fitoterápicos ainda não faz parte da rotina de muitos profissionais de saúde. O evento debruçou-se, então, nessa temática e buscou fomentar desde o conhecimento básico (fundamentos da fitoterapia) até os medicamentos mais novos e suas aplicações em situações clínicas diárias, possibilitando que uma área ainda não tão explorada fosse explicitada para os presentes.

 

Com a programação sendo realizada em dois dias, após a abertura oficial com os coordenadores de Nutrição e Farmácia, houve uma conferência inicial abordando os aspectos gerais da fitoterapia e sua aplicabilidade, com a nutricionista Adriana d’Áuria. Em seguida, iniciou-se um ciclo de palestras para a composição de uma mesa-redonda que discutiu os aspectos éticos relacionados à prescrição de fitoterápicos por farmacêuticos e nutricionistas, com a presença de representantes do Conselho Regional de Farmácia (Camilla Dellatorre Teixeira), Conselho Federal de Farmácia (Gedayas Medeiros Pedro), uma farmacêutica egressa (Natane Brandão) e uma professora de ética aplicada à nutrição (Professora Graziele Ronchetti).

 

Ao segundo dia, a palestra inicial refletiu sobre os novos compostos fitoterápicos disponíveis no mercado, com as farmacêuticas Alessandra Dias Gomes e Caroline Gomes Ribeiro, da Botica Moulin. Em seguida, uma segunda palestra relacionada ao controle de qualidade, com a farmacêutica Alexia Assunção e, por último, um palestra ministrada pela nutricionista Roberta Costa, especialista em fitoterapia.

 

Ao final, houve um momento muito importante, elucidando as dúvidas a respeito de todas as palestras apresentadas. Sendo bastante valorizado tanto pelos palestrantes e mediadores, quanto por participantes, visto que os demais docentes presentes interagiram de forma a valorizar ainda mais o evento, agregando conhecimento profissional apropriado e pertinente à temática.

 

Eventos integrados, como a Jornada entre os Cursos de Farmácia e Nutrição, possuem como principal objetivo a promoção da interdisciplinaridade entre os cursos envolvidos, através da integração entre estudantes, professores e profissionais da área de Saúde com experiência acerca do tema proposto, em especial do âmbito farmacêutico e do nutricionista. Além disso, a contextualização dos conhecimentos em relação às novas perspectivas profissionais em ambas as profissões, a demonstração da atuação dos profissionais no mercado de trabalho, o entendimento sobre temáticas inovadoras em um contexto de inter e transdisciplinaridade, a atualização diante das inovações pertinentes ao tema central do evento, bem como o incentivo da prática de atividades de extensão durante a integralização dos cursos de graduação. Acreditando no alcance dos objetivos propostos, através dos depoimentos dos acadêmicos demonstrando satisfação.

 

Totalizando mais de cento e cinquenta participantes, a São Camilo agradece a presença e interatividade dos acadêmicos e convidados, dentre eles palestrantes, mediadores e demais docentes, e parabeniza o Colegiado dos cursos de Farmácia e Nutrição pela organização e por, mais uma vez, apresentarem com sucesso uma edição de tema pertinente às áreas correspondentes.

Depoimentos:

Luísa Fazolo - 7° período de Nutrição

“Como acadêmica do 7º período do curso de Nutrição, posso afirmar que a jornada integrada de Farmácia e Nutrição foi um evento de suma importância para os acadêmicos das áreas. A fitoterapia atualmente tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças crônicas, como as alergias, a asma, a cistite, a depressão, nevralgia, bem como algumas doenças do aparelho digestivo. Foi um assunto abordado de forma íntegra, vista sob diferentes pontos científicos que se completam, conseguindo, assim, tirar dúvidas e adquirir conhecimento nesse assunto tão amplo.”

 

Emmanuelle Bayerl - 3ºperíodo de Farmácia

“A XIII Jornada Integrada de Farmácia e Nutrição, foi o primeiro evento que pude participar presencialmente. Foram dois dias de palestras essenciais para o aprendizado de todo graduando de ambos cursos. Os palestrantes escolhidos foram excepcionais, mostraram como a equipe multiprofissional pode melhorar a saúde dos pacientes e clientes, além de trazer curiosidades sobre o tema: fitoterápicos.”