XVII Seminário de História discute os “200 anos da Independência do Brasil – Uma análise de vozes e algozes da Democracia”

Postado em 27/05/2022 por Francisco Luciano Gadelha Dantas .

Visualizado 401 vezes.


De 10 a 12 de maio, o curso de História do Centro Universitário São Camilo – ES realizou o XVII Seminário de História, com o tema: “200 anos da Independência do Brasil – Uma análise de vozes e algozes da Democracia”.

 

Com o objetivo de discutir as abordagens e temáticas em História e História Política do Brasil, com ênfase nos duzentos anos da Independência do Brasil,o Seminário pontuou a reflexão sobre os temas “A ação da OAB no combate às fakenews”, os “Usos políticos das redes sociais”, os “Usos políticos da Independência: as comemorações do 7 de setembro” e a “Câmara municipal: ações, limites e desafios”.

 

Organizado pelos professores do Colegiado de História, a coordenadora do curso, professora Jaqueline Ramalho Nogueira Santos, professora Aline Freitas Dias, professor Rafael Magalhães e os palestrantes Dr. Adílio Domingos dos Santos Neto, professora Tatiana Mareto, Pedro Ernesto Fagundes e o vereador Diogo Pereira Lube, o evento propiciou a participação de docentes e discentes em atividade acadêmica, viabilizando, além do acesso a informações e condições propícias à análise e reflexão, a integração entre a teoria e a prática relacionada aos assuntos abordados, sob a perspectiva histórica.

 

Com ativa participação dos alunos nas palestras e nas atividades, tanto presenciais quanto remotas, realizadas pelo canal do curso de História no You Tube, o Seminário contou com a participação de aproximadamente cento e dez pessoas, entre discentes dos cursos de História, Direito, Letras Inglês e comunidade local.

 

O Centro Universitário São Camilo parabeniza o Colegiado do curso de História pela organização e agradece a presença de todos que colaboraram para o êxito da décima sétima edição do Seminário.

 

Depoimentos:

Bárbara de Oliveira Volpini - 5° período de História

 

“O XVII Seminário de História, ao se aprofundar no cenário político brasileiro depois de 200 anos de independência do país, pontuou pautas pertinentes e relevantes para a análise crítica da atualidade. O evento trouxe convidados especializados para comentar desde o âmbito dos meios de comunicação marcado pela utilização em massa das redes sociais até a administração pública local. O mais notável foi o não aprisionamento a aspectos óbvios, trazendo fatos desconhecidos ao senso comum, através de uma análise crítica.”

 

 Roberta Braga - 5º período de História

 

“A semana de História tem um papel especial em lembrar a todos de não esquecer de não deixar para trás o aprendizado que foi construído durante anos, de não cometer os mesmos erros que anteriormente foram dolorosos. As palestras foram maravilhosas e, principalmente no momento que nosso país está vivendo, extremamente importantes também.”