A Vivência do Gestor Escolar da Educação Básica é tema de Ciclo de Relatos do Curso de Pedagogia

Postado em 07/06/2022 por Francisco Luciano Gadelha Dantas .

Visualizado 414 vezes.


Nos dias 23 e 30 de maio, o curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo - ES realizou o IV Ciclo de Relatos: O Conhecimento e a Vivência da Experiência no Trabalho do Gestor Escolar da Educação Básica.

  

O evento se originou a partir do trabalho desenvolvido pelo professor Diego Buffolo Portinho, na oferta da disciplina “Gestão democrática escolar”, constante na matriz curricular do curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo - ES. Por meio de algumas situações de aprendizagens propostas pelo professor durante as aulas, percebeu-se a necessidade de uma aproximação mais efetiva dos estudantes do sétimo período com o conhecimento e a vivência das experiências presentes no trabalho do gestor escolar que atua na educação básica, frente à gestão de escolas públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, assim como dos gestores que atuam nos sistemas de ensino. Nesse sentido, em colaboração com gestores convidados, esse IV Ciclo de relatos, intitulado: “O conhecimento e a vivência da experiência no trabalho do gestor escolar da educação básica”, enfatizou o trabalho do gestor escolar no cotidiano da educação básica por meio de relatos de experiências, a discussão sobre as experiências e desafios vivenciados na gestão escolar, evidenciando a gestão da escola em suas múltiplas dimensões.

 

 Os professores/palestrantes convidados foram gestores escolares de escolas públicas das redes municipais e estaduais, bem como de uma instituição privada. Com suas experiências à frente da gestão escolar, atuando na educação básica, contribuíram para um contato mais direto dos estudantes com as demandas da gestão. Cada palestra teve a duração de 1 hora e 30 minutos e a cada noite, dois gestores convidados apresentaram seus conhecimentos, vivências e experiências à frente da gestão escolar em instituições da educação básica.

 

 Na primeira noite, dia 23, a programação contou com a presença de trinta e quatro participantes, já na segunda noite, dia 30, estiveram presentes quarenta e duas pessoas, além dos dois gestores convidados em cada noite do evento (público externo), totalizando oitenta participantes.

  

Auxiliando no sentido de tornar os acadêmicos mais conhecedores das atividades inerentes ao cargo de gestão, tornando-se mais aptos a enfrentarem os desafios do mundo do trabalho, através da articulação entre teoria e prática, a interação dos estudantes foi de grande envolvimento e participação. Durante essa interação eles discutiram as dimensões que envolvem o trabalho do gestor escolar na interface com a gestão pedagógica, administrativa e financeira da escola, compreendendo alguns dos principais desafios, soluções e possibilidades experimentadas por diferentes gestores da educação básica, no exercício da gestão escolar e do sistema de ensino. Alcançando os resultados/objetivos propostos, proporcionando aos acadêmicos do curso de Pedagogia um diálogo com os gestores escolares, possibilitando uma compreensão dos conhecimentos e atividades inerentes ao cargo de gestão, tornando-os mais aptos a enfrentarem os desafios do mundo do trabalho, através da articulação entre teoria e prática.

  

A São Camilo agradece a participação de todos, gestores, professores, alunos e demais convidados, e parabeniza o curso de Pedagogia pela organização e sucesso na realização da quarta edição do Ciclo de Relatos.

 

 Depoimentos:

 

 Millena Medeiros de Assis Costalonga - 1º período de Pedagogia

 

 “Com a realização do evento pude ter ainda mais vontade de buscar evoluir dentro da educação, ouvir relatos do dia a dia de um gestor, seus desafios e suas conquistas, o que foi necessário para que o mesmo pudesse chegar até ali, dita de forma transparente e aberta é fundamental para que possamos ter em quem se espelhar nesse meio, e mergulhar nesse mundo tão abrangente que temos para agregar conhecimento e experiências novas”.

 

 Valéria de Aquimo Rainha Mozer – 3º período de Pedagogia

 

 “O IV Ciclo de Relatos sobre “O conhecimento e a vivência da experiência no trabalho do gestor escolar” proporcionou um mergulho na realidade do chão da escola, desde a Educação Infantil. Além de compartilhar as experiências na gestão das verbas públicas e das ações pedagógicas, como o dia a dia com projetos e conflitos, nos relacionamentos com e entre educadores, alunos e comunidade, vislumbrou-se o amor, o respeito e a responsabilidade, uma gama de virtudes que impulsionam a confiança que só um profissional bem preparado é capaz de revelar e inspirar”.

 

 Milena Pereira Barbosa – 7º período de Pedagogia

 

 “O ciclo de debates nos proporcionou momentos de interação com quem está atuando na área. Nesse momento nós temos a oportunidade de tirar dúvidas, trocar experiências e também adquirir conhecimento. Além disso, quando é compartilhada a vivência das gestoras, o que elas presenciam de fato nas escolas, é possível se inspirar para práticas/metodologias para quando estivermos atuando, não só na gestão, mas em todos os âmbitos da educação”.