Com homenagens e mesa-redonda, Curso de Pedagogia celebra o Dia Nacional do Pedagogo

Postado em 09/06/2022 por Francisco Luciano Gadelha Dantas.

Visualizado 327 vezes.


Para celebrar o Dia Nacional do Pedagogo, comemorado em 20 de maio, o curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo – ES realizou, , no dia 19 de maio, um encontro com o tema: “Dia Nacional do Pedagogo: Da Grécia à Atualidade - contribuindo para a educação da sociedade”.

 

O evento teve início comuma apresentação cultural realizada pelos alunos do 7º período de Pedagogia. A seguir, foi realizada a palestra de abertura com o tema: “Habilidades Comportamentais (Solf Skills)”, para profissionais da Educação, com Jânia Correia. Um momento de suma importância na formação acadêmica do profissional e para a discussão da diversidade de atuação do pedagogo na sociedade. Posteriormente, foi realizada uma homenagem a quatro pedagogas do município de Cachoeiro de Itapemirim - ES. Foram homenageadas: Magali  Paraguassú Posse, Jacimara de Souza Costa Gabriel, Cleide Rosa Tinoco Spilaris e Jaqueline  Rigo de Bacher.

 

 

As pedagogas homenageadas participaram da mesa-redonda: “O fazer do pedagogo: narrativas e cotidiano”. No evento, os participantes, por meio da vivência, compreenderam que precisam se preparar para as novas exigências do mercado de trabalho e que o exercício de ser professor vai muito além da sala de aula. 

 

 

O encontro buscou integrar o aluno na construção de um diagnóstico e um planejamento de ações, voltadas à melhoria do processo de ensino-aprendizagem, bem como compreender que a escola é espaço de construção contínua dos saberes, não apenas os sistematizados, mas, sobretudo, os saberes que nos elevam a uma condição melhor enquanto cidadãos críticos e pertencentes a um contexto social que, por sua vez, necessita de nossas inferências e só é construído quando nos colocamos como agentes integradores e multiplicadores de ações pedagógicas bem-sucedidas. 

 

 

O encontro contou com a participação de cem alunos, convidados e os  professores do curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo- ES, Cláudia Vieira, Diego Portinho, Cintia Teixeira e a coordenadora do curso, professora Jaqueline Ramalho Nogueira Santos. 

 

A São Camilo agradece a presença e interação dos discentes, docentes e convidados que colaboraram para o êxito do evento e parabeniza o curso de Pedagogia pela realização, refletindo sobre a atuação do pedagogo no ambiente escolar e na sociedade, pois um mundo melhor se faz com profissionais comprometidos com o ato de educar.

 

 

Depoimento: 

 

Lionice Gonçalves da C. L. Macedo  - 7º período de Pedagogia 

 

 

O evento do Dia do Pedagogo foi marcante para mim, ter a palestrante que foi maravilhosa, a presença das experientes pedagogas e professores foi gratificante e reforçou ainda mais o desejo de fazer parte do mundo da educação e reforçar que a educação pode sim mudar pessoas e pessoas mudar o mundo, como acreditou nosso querido Paulo Freire.