Curso de História promove o lançamento de livros de historiadores do sul do Espírito Santo

Postado em 14/11/2022 por Ana Karolina Souza Abreu .

Visualizado 567 vezes.


O curso de História do Centro Universitário São Camilo – ES promoveu, no dia 18 de outubro, o lançamento de livros de historiadores do sul do Espírito Santo.

 

O evento buscou analisar e refletir sobre o papel do historiador na sociedade do século XXI, bem como, análise de documentos históricos, por meio da socialização de pesquisa de pesquisadores convidados com o lançamento dos livros “A Ditadura Militar no Espírito Santo: o consentimento por meio do Jornal A Gazeta (1971 – 1975)”, de Davi Elias Rangel Santos e “Entre o Cuidar e o Curar: as Irmãs de Jesus na Santíssima Eucaristia e a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro”, de Luciene Carla Corrêa Francelino.

 

Os alunos interagiram com perguntas, comentários e elogios sobre os temas apresentados no evento, o que auxilia na formação de profissionais críticos, além do incentivo à pesquisa, assim como, na utilização de novas metodologias de ensino/aprendizagem, onde os objetivos propostos para o evento foram alcançados a partir da compreensão da importância de se conhecer e estudar diferentes abordagens e temáticas acerca da História.

 

Participaram do Lançamento dos livros os autores das obras “A Ditadura Militar no Espírito Santo: o consentimento por meio do Jornal A Gazeta (1971-1975)”, Davi Elias Rangel Santos e “Entre o Cuidar e o Curar: as Irmãs de Jesus na Santíssima Eucaristia e a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro”, Luciene Carla Corrêa Francelino. A professora Aline Freitas Dias foi a mediadora do evento, contabilizando um público total de oitenta e cinco pessoas.

 

A São Camilo agradece a presença e interação dos discentes, docentes e convidados, a contribuição e disponibilidade dos autores, agradecendo e parabenizando, também, a coordenação do curso de História pela realização do evento e por valorizar representantes da Literatura e da História regional.

 

Depoimentos:

 

“Satisfação imensa em poder compartilhar o meu relato de experiência no evento “ Lançamento de livros de historiadores do sul do Espírito Santo”. Foi incrível observar a paixão no olhar dos escritores, quando explicavam a importância local de seus livros e quando foi apresentado no livro “ Entre o Cuidar e o Curar”, da autora Luciene Carla Corrêa Francelino, a necessidade do conhecimento da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, surge com as informações que a Francelino trás em suas falas, que no meu caso em específico, um futuro historiador, achei de extrema importância e enriquecedor para nossa sociedade cachoeirense. Na apresentação do livro “ A Ditadura Militar no Espírito Santo: o consentimento por meio do Jornal A Gazeta ( 1971

- 1975)” de Davi Elias Rangel Santos, foi perceptível o quanto a pauta abordada pelo autor reflete nos dias atuais, a relevância desse assunto para futuros professores de história é primordial.”

 

Matheus P. Alemonge - 6° período de História