Oitava edição do Debate Histórico - Filosófico: Atenas x Esparta é realizada pelo curso de História

Postado em 21/12/2022 por Ana Karolina Souza Abreu .

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O curso de História do Centro Universitário São Camilo – ES promoveu, no dia 25 de outubro, o VIII Debate Histórico - Filosófico: Atenas x Esparta.

 

O evento buscou promover interação entre Ensino Médio e Ensino Superior envolvendo o debate interescolar das pólis gregas: Esparta e Atenas sobre temas políticos, econômicos, filosóficos e culturais que permeiam o saber histórico. Essa é a oitava edição do debate interescolar organizado pelo professor do colegiado do curso de História, Rafael Magalhães, com a participação da Escola Guimarães Rosa e CELP (Centro de Ensino Lauro Pinheiro).

 

Os objetivos propostos foram alcançados a partir da discussão dos aspectos históricos da Antiguidade nos dias atuais, por meio da promoção do intercâmbio entre o Ensino Médio e o Ensino Superior, auxiliando na formação de profissionais críticos além do incentivo a pesquisa, bem como, na utilização de novas metodologias de ensino/aprendizagem.

 

Com a presença de cinquenta pessoas, os alunos do 2º período de História atuaram como os jurados do debate, uma vez que, estudaram em 2022/2 o conteúdo abordado na atividade.

 

Participaram do VIII Debate Histórico/Filosófico Atenas x Esparta os alunos do 1º período do Ensino Médio da Escola Guimarães Rosa, CELP (Centro de Ensino Lauro Pinheiro) e o professor organizador, Rafael Magalhães.

 

A São Camilo agradece a participação e colaboração de todos; acadêmicos, alunos do Ensino Médio, professores e convidados. Agradece e parabeniza, também, ao professor organizador, Rafael Magalhães, e à coordenação do curso de História pela realização de mais uma edição de sucesso do debate.

 

Depoimentos:

 

“O evento representou a essência de se estudar história. Tivemos a oportunidade de ver na pratica como eventos históricos sempre possuem diferentes interpretações. Mais do que uma competição entre escolas, - o que revestiu a noite de considerável emoção - a experiência demonstra como professores podem tornar atrativas as aulas com a participação direta do aluno, que neste caso, aprenderam a partir de si próprios, sem a participação direta do docente na explicação do conteúdo da disciplina. A prática pedagógica coloca o aluno como protagonista da aula. O centro universitário ao abrir as portas para eventos desta natureza envolve a comunidade naquilo que é a missão de todos nós, a construção do conhecimento. De minha parte, restou o desejo de aplicar atividades como esta quando chegar a hora de ser professor.”

 

Daniel Moreira da Silva