Reforma Tributária é tema da XI Semana do Profissional da Contabilidade

Postado em 05/05/2023 por Ana Karolina Souza Abreu.

Visualizado 231 vezes.


Para celebrar o Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado em 25 de abril, o curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário São Camilo – ES realizou, no dia 26 de abril, a XI Semana do Profissional da Contabilidade.

 

O evento propiciou celebrar o dia do profissional contábil com a atualização e discussão sobre o tema, dentro do meio acadêmico, com a participação de representantes do Poder Legislativo capixaba e de segmentos da sociedade impactados pela pretensa reforma, e principalmente dos discentes.

 

O sistema tributário brasileiro poderá ser integralmente modificado com a Reforma Tributária que está sendo atualmente discutida no país. Além da necessária adequação do conteúdo curricular do curso de Ciências Contábeis, a prática do profissional contábil também será profundamente impactada, sendo essencial que o meio acadêmico acompanhe o processo de mudança e seus desdobramentos.

 

Com uma mesa-redonda intitulada “Reforma Tributária: análise e discussões sobre as propostas de alteração no texto de Lei”, moderada pelo professor Adélio da Costa Gonzaga, o evento propiciou aos acadêmicos o entendimento e a discussão dos assuntos de natureza técnica e acadêmica na área de Ciências Contábeis, com a presença de Ed Martins André – Presidente do Sindirochas, Henrique Valentim Martins da Silva – Secretário de Fazenda da Serra - ES e Vice Presidente do Fórum Nacional de Debates da Reforma Tributária e Henrique da Cunha Tavares – Advogado Tributarista.

 

Organizado pelos professores Fernando Santos Moura e Adélio da Costa Gonzaga juntamente com a coordenação do curso, o evento contou com a participação de aproximadamente cento e oitenta pessoas.

 

A São Camilo agradece a colaboração e a presença de todos, e parabeniza os organizadores e a coordenação pela realização e por trazer à discussão uma temática com conteúdos pertinentes para a vida acadêmica e profissional.

 

Depoimentos:

 

Professor Adélio da Costa Gonzaga

 

“O evento propiciou o debate sobre a Reforma Tributária, tão necessária para o país e tão importante para o profissional da contabilidade, por diversas visões. O debate promovido por representantes do Fisco, do setor produtivo e do Direito Tributário levou os alunos e demais participantes a reflexões sobre a relevância do tema e também dos seus papéis como cidadãos. Todos ganharam, mas principalmente a sociedade”.

 

Enrique Gomes – 7º período de CIC

 

“O Evento sobre a reforma tributária foi extremamente proveitoso, estar em contato com o assunto através de profissionais capacitados e experientes na área nos deu uma nova visão sobre a temática, sobretudo porque foram apresentadas opiniões divergentes, foi um bate-papo e não um monólogo. Tivemos a visão do Secretário da Fazenda do município da Serra, que está envolvido no estudo para a emenda que propõe a reforma, e apresentou uma perspectiva do estado, garantindo que não haverá aumento na carga tributária e sim um aumento no giro do capital na sociedade, aquecendo a economia. Em contrapartida o Dr. Henrique Tavares, grande tributarista, se mostrou cético, assim como maior parte da população, a respeito se realmente não haverá aumento na carga tributária que incidirá e refletirá sobre o comércio, indústria e prestadores de serviços, que é hoje o maior peso das empresas, a tributação. Porém toda essa troca de ideias, divergência de opiniões, foi feita de forma fluida, respeitosa, saudável e democrática, abrindo também espaço para a plateia interagir, fazer comentários e tirar dúvidas. Foi um evento bem organizado pela instituição, que favoreceu muito na experiência de quem se propôs a participar, os quais eu garanto que não se arrependem de terem ido”.