Curso de Pedagogia realiza sua I Semana Acadêmica com o tema “Múltiplos Olhares, muitos sujeitos na escola”

Postado em 14/06/2023 por Lucia Helena Ferreira .

Visualizado 480 vezes.


De 22 a 24 de maio, o curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo - ES realizou a I Semana Acadêmica de Pedagogia: Múltiplos Olhares, muitos sujeitos na escola.

 

Com palestra, mesa-redonda e oficinas pedagógicas, o evento proporcionou três dias de muito aprendizado, contribuindo para promover uma reflexão e diálogos sobre a escola como espaço de aprendizagem e formação docente, a partir das relações entre diferentes sujeitos e análise da escola como espaço de encontro entre gentes, bem como, palco de diálogo e escrita.

 

Abrindo o evento, a professora Adriana Mastela ministrou a palestra “A escola como espaço de encontro entre gentes”.

 

No segundo dia ocorreu a apresentação da mesa-redonda com a temática “Desafios da escola, a relação entre escola, família e terapias, o que se espera da família e o que se espera da escola”, com a participação das Pedagogas Mayra Laysa Bahiense Soares e Edna Alice Figueiredo, da Psicóloga Talyta Cristine de Assis Santos, da militante e ativista da causa da inclusão, Tatiane Silva de Oliveira, com mediação da professora do colegiado de Pedagogia, Claudia Aparecida Pinheiro Vieira.

 

O terceiro e último dia foi marcado pela realização de oficinas pedagógicas: Oficina I “Práticas Pedagógicas Exitosas no Ensino Fundamental I – Compartilhando Fazeres”, com a participação dos pedagogos Kêmeron Chagas dos Reis Almeida e Quésia Sherrer de Souza Almeida, e Oficina II “Avaliação Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Como se livrar do Bicho Papão”, ministrada pela Pedagoga Gislene Nara.

 

A temática abordada poderá auxiliar na vida profissional do discente de modo que o evento visa contribuir na formação de profissionais que saibam dialogar com diferentes sujeitos no ambiente escolar.

 

Incluindo estudantes e professores do Centro Universitário São Camilo - ES e público externo, estiveram presentes no evento aproximadamente setenta pessoas.

 

Os alunos tiveram a oportunidade de elaborar perguntas que foram prontamente respondidas pelos participantes do evento, bem como, das atividades práticas das oficinas pedagógicas.

 

A São Camilo agradece a presença de todos os participantes e profissionais que compartilharam suas experiências, contribuindo, dentro da temática abordada, para a formação de profissionais dinâmicos preparados para atuar no espaço escolar, e parabeniza o colegiado do Curso pela organização e realização da I Semana Acadêmica de Pedagogia.

 

Depoimento:

 

Para a aluna, Mayra Dutra da Silva, do 5º período de Pedagogia, poder escutar as várias experiências de profissionais e mães de alunos é uma grande experiência e realização. A Semana da Pedagogia foi incrível e maravilhosa. Superou minhas expectativas.