Debates sobre temas atuais do Direito, ética e atuação profissional marcam a XVII Semana Jurídica

Postado em 01/06/2023 por Lucia Helena Ferreira .

Visualizado 634 vezes.


De 23 a 25 de maio, o curso de Direito do Centro Universitário São Camilo - ES realizou a décima sétima edição da Semana Jurídica.

 

O maior objetivo do evento foi promover aos acadêmicos, aos profissionais do Direito e a comunidade regional, o debate de temas de repercussão nacional que se encontram na pauta de discussão jurídico-política com impactos na sociedade.

 

A Semana Jurídica pôde colaborar para a formação e capacitação profissional dos acadêmicos com a presença de diversificados profissionais da área jurídica, como Advogados, Oficial de Justiça e Policiais Federais, que contribuíram com os temas de relevante interesse jurídico e, ainda, trocaram experiências profissionais, despertando o interesse dos discentes.

 

Abrindo a programação, participaram da “roda de conversa interdisciplinar sobre mediação de conflitos” as professoras Tatiana Mareto Silva, Aline Giuri Araujo e Fabricia Rodrigues Amorim Aride.

 

Mais tarde,“Conversando com a Advocacia Criminal” contou com a participação da Comissão da Advocacia Criminal e Política Penitenciária OAB ES, com os doutores Gabriel Merigueti de Souza Batista, Jacimar Bom-Fim, Larah Brahim, Rafael Freitas De Lima, Raquel Barros Rodrigues Wiorek e Sebastião Hora.

 

No segundo dia, a “roda de conversa sobre profissões: a atuação do Oficial de Justiça”recebeu a colaboração da professora Márcia Lucia Ferreira Cancella e da Oficial de Justiça, Elizabeth Cristina Medina. Após, Marcos André Gomes da Penha - Agente da Polícia Federal, falou sobre “Polícia Federal: resultados e desafios no Estado do Espírito Santo”.

 

No dia 25, fechando o evento, os professores Cristiano Hehr Garcia e Eduardo Cavalcante Gonçalves trouxeram suas vivências e colocações na “roda de conversa sobre ética e advocacia: análise de casos”.

 

Com uma média de duzentas pessoas por noite, o evento propiciou também o intercâmbio entre os acadêmicos de todos os períodos do curso, professores e profissionais do Direito, viabilizando discussões e abordagens sobre temas atuais e de relevante interesse jurídico.

 

A São Camilo parabeniza os organizadores e a coordenação pela realização de mais uma edição de sucesso da Semana Jurídica, agradece também a presença e a colaboração de todos os profissionais que abrilhantaram o evento, compartilhando suas experiências e contribuindo para o desenvolvimento, dentro da perspectiva ética, de futuros profissionais do Direito.

 

 

Depoimento:

 

 

“Participar de uma semana jurídica com essa qualidade e relevância nos temas abordados tem um papel fundamental na formação de futuros profissionais do direito.  Ainda mais para alunos do primeiro período que assim se aproximam de fato do direito como ciência  responsável pela "realização ordenada e garantida do bem comum"( Miguel Reale). Em especial pra mim, está criando através de uma reabilitação a busca pelo conhecimento de uma nova ciência que está sendo uma oportunidade fundamental para me libertar de uma vida medíocre e sem sentido. Meus olhos voltaram a brilhar nessa busca.”

 

Elias Finamore Carreiro Junior - aluno do 1º período do curso de Direito