Enade

Em 2015 os cursos de Psicologia, Administração, Ciências Contábeis e Direito, serão avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE.

Com o intuito de socializar as informações junto aos alunos, o Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo disponibiliza as informações necessárias para que os acadêmicos tomem conhecimento de cada notícia que for divulgada pelo governo.A  fim de esclarecer todas as possíveis dúvidas que surgirem, de professores e alunos, foi formada um Comissão Pró-ENADE.  Colocamo-nos à disposição para atender a todos por meio do endereço eletrônico avaliacao@saocamilo-es.br

Portaria Normativa nº3

Portaria Normativa nº54

Comissão Pró – ENADE:

Profª Carla Roberta N. Vargas ( Coordenadora da Comissão e CPA)

Adriana Mastela (Coordenadora do curso de Psicologia)

Joelma Aparecida Zoboli (Coordenadora do Curso de Administração)

José Cláudio Pereira (Coordenador do curso de Ciências Contábeis)

Tatiana Mareto (Coordenadora do curso de Direito)

DÚVIDAS FREQUENTES

1. O QUE É O ENADE

1.1. Qual a legislação pertinente ao ENADE? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004 (Regulamentação do Sinaes); Portaria nº 107, de 22 de julho de 2004 (Regulamentação do ENADE).

 1.2. O ENADE é obrigatório? 

O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular com relação a essa obrigação.

1.3. Qual o objetivo do ENADE? 

O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

1.4. Quais os instrumentos básicos do ENADE?

A prova O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova O questionário do estudante O questionário do coordenador do(a) curso/habilitação.

1.5. Como são definidas as áreas que serão avaliadas no ENADE? 

O Ministro da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do ENADE em cada área será trienal.

1.6. Quais as áreas que serão avaliadas no ENADE 2015?

Conforme a Normativa nº 3, de 06 de março de 2015 e a Normativa nº 54, de 06 de março de 2015, serão avaliados pelo ENADE no ano de 2015 os estudantes:
I — dos cursos que conferem diploma de

  1. Psicologia
  2. Administração
  3. Ciências Contábeis
  4. Direito

II – Estudantes concluintes, aqueles  que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2016, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período de inscrições.

2. ESTUDANTES

2.1. Quais os estudantes habilitados a participar do ENADE?

Estão habilitados a participar do ENADE todos os estudantes do último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados ou que tenham cursado mais de 80% da carga horária mínima do curso.

2.2. O que se entende por “Concluintes”? 

Serão considerados estudantes concluintes aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso no ano de realização do ENADE, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES.

2.3. Como o estudante selecionado em mais de um curso deve proceder?

O estudante habilitado ao ENADE 2015 e selecionado em mais de um curso deverá optar por uma das provas e comparecer ao local determinado. Após realizar a prova, o estudante deverá encaminhar comunicado ao INEP através do e-mail enade@inep.gov.br informando os cursos e IES que frequenta. O INEP processará a regularidade do estudante junto ao ENADE 2015.

2.4. Qual a situação do estudante habilitado ao ENADE que não realizou a prova? 

O estudante habilitado que não realizar a prova não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o ENADE é componente curricular obrigatório).  Deverá aguardar nova edição do ENADE para o próprio curso para participar da prova. O ENADE é realizado com periodicidade trienal.

2.5. Quais os estudantes dispensados do ENADE 2015? 

Ficam dispensados do ENADE 2015 os estudantes de cursos não descritos acima. O registro no histórico escolar será realizado com a menção: “Estudante dispensado do ENADE  2015 em razão do calendário trienal”.

Ficam dispensados do ENADE 2015 os estudantes dos cursos descritos acima que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2015 e aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do ENADE 2015, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante. O registro no histórico escolar será realizado com a menção: “Estudante dispensado do ENADE 2015 em razão de mobilidade acadêmica”.

2.6. Qual a situação do estudante habilitado a participar do ENADE que não foi inscrito pela sua instituição?

Estudante não inscrito para participação no ENADE não poderá participar do Exame. A IES é responsável pela inscrição do estudante habilitado, conforme § 6º do art. 5º da Lei 10.861/2004 e respectivo regulamento. O estudante que se sentir prejudicado poderá fazê-la responder judicialmente pelo não cumprimento da legislação do ENADE. 

Conforme disposto no art. 5º, § 7º da Lei no 10.861/2004, a não inscrição de alunos habilitados para participação no ENADE, nos prazos estipulados na Portaria Normativa nº 5 /2010, poderá ensejar a suspensão temporária da abertura pela IES de processo seletivo para os cursos referidos no artigo 1º desta Portaria Normativa.

3. INSCRIÇÕES

3.1. De quem será a responsabilidade pela inscrição do estudante?

A inscrição do estudante habilitado ao ENADE cabe exclusivamente à Instituição de Educação Superior (IES), conforme § 6º do art. 5º da Lei 10.861/2004 e respectivo regulamento.

3.2. Qual o período de inscrições no ENADE 2015?

O período de cadastramento eletrônico (inscrições) dos estudantes habilitados será divulgado, por meio do endereço eletrônico enade.inep.gov.br, segundo as orientações técnicas do INEP.

3.3. Quais os procedimentos preparatórios ao processo de inscrição?

1º) Identificação dos estudantes irregulares de anos anteriores e estudantes concluintes de 2015. Identificar, por meio do serviço de controle acadêmico, todos os estudantes em situação irregular junto ao ENADE 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 e/ou 2010 desenvolvendo  mecanismos operacionais que assegurem a cada estudante a atualização do seu cadastro pessoal. Identificar, também por meio do serviço de controle acadêmico, todos os possíveis concluintes ao ENADE 2015. Para isso, a IES deve desenvolver mecanismos operacionais que assegurem a cada estudante a atualização do seu cadastro pessoal.

2º) Enquadramento e atualização cadastral dos cursos de graduação nas respectivas áreas de abrangência do ENADE 2015 junto ao Sistema e-Mec, a inscrição dos estudantes em situação irregular junto ao ENADE de anos anteriores  e instruções divulgadas pelo INEP por meio do endereço eletrônico www.inep.gov.br e enade.inep.gov.br. 

3º) Divulgação junto ao corpo discente da lista dos estudantes habilitados ao ENADE  2015, identificados por meio do serviço de controle acadêmico, antes do envio do cadastro dos estudantes (inscrições) ao INEP.

3.4. Qual o procedimento com relação ao estudante que trancou a matrícula ou está afastado da IES?

É também obrigatório inscrever o estudante que esteve afastado da IES e retornou para cumprir os créditos ou que esteja apenas fazendo a monografia para concluir o curso.

3.5. Quando e como será divulgada a lista dos estudantes para o ENADE 2015? 

A lista de estudantes inscritos pela IES será disponibilizada pelo INEP, para consulta pública, durante o período posteriormente divulgado, nos termos do § 1º do artigo 33-I da Portaria Normativa nº 40/2007, em sua atual redação.

3.6. O local de prova (município) do estudante poderá ser alterado?

Apenas o estudante que estiver realizando estágio curricular ou outra atividade curricular obrigatória fora do município de funcionamento do próprio curso, em instituição conveniada com a IES de origem, poderá realizar o ENADE 2015 no mesmo município onde está realizando a respectiva atividade curricular, desde que esteja prevista aplicação de prova naquele município.

Observação: É de responsabilidade do dirigente da IES alterar a localidade de prova.

3.7. Quando e como serão divulgados os locais de prova?

A consulta individual ao local da prova e impressão do cartão de informação do estudante será precedida do preenchimento do questionário do estudante, no período posteriormente divulgado, exclusivamente por meio de endereço eletrônico, www.inep.gov.br.  Não será permitido o acesso ao local de prova após às 13h (horário de Brasília).

4. PROVAS

4.1. Qual o formato da prova? 

A prova é composta de 40 questões no total, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha.

4.2. Qual o peso das partes da prova?  Formação Geral = 25%  Componente específico = 75%

4.3. Qual a data da prova?

O ENADE 2015 será aplicado no dia 22 de novembro de 2015, com início às 13 (treze) horas do horário oficial de Brasília (DF).

5. RESULTADOS

5.1. Quando será encaminhado o Relatório dos Estudantes em situação regular junto ao ENADE 2015? 

Um mês após a prova, o Inep tornará disponível o acesso eletrônico ao Relatório dos Estudantes em Situação Regular junto ao ENADE 2015 por meio da página da www.inep.gov.br, que permitirá a IES registrar no histórico escolar do estudante a sua situação junto ao ENADE.