MBA em Gestão Universitária com Ênfase na Avaliação Institucional
O curso de Gestão Universitária com ênfase na Avaliação Institucional se justifica pelo seu caráter pedagógico e emancipatório que assume no cenário educacional. Essa articulação é necessária, por entender que a legitimidade de uma avaliação institucional será mais bem referendada quando devidamente articulada a um Projeto Pedagógico Institucional, portanto, analisada dentro de uma visão sistêmica, sem, contudo perder de vista seu caráter específico e dinâmico.
Diferenciais do curso:
- Oferecer oportunidades para atualização, aprimoramento, inovação e especialização em gestão e avaliação de IES apresentando práticas avançadas de gestão e avaliação, propiciando condições para o fortalecimento de gestores.
- Discutir os fundamentos teóricos e práticos de avaliação levando á compreensão como ferramenta de gestão da educação em prol da instituição e da sociedade. Construir bases teóricas e práticas para a elaboração e execução de planos e programas em nível institucional conhecendo e produzindo instrumentos e relatórios de avaliação institucional em todas as suas dimensões.
- Avaliar e saber utilizar os indicadores decorrentes da Educação Superior (ENADE, CPC e IGC), e da Pós-Graduação (CAPES).
- Aprimorar competências profissionais que possibilitem implementar e acompanhar indicadores de performance da IES, elevando o nível de qualidade dos serviços prestados e de sua rentabilidade.
- Estabelecer relações entre avaliação e a organização do trabalho pedagógico, levando em conta a legislação, as políticas, os ambientes da ação educativa e seus aspectos culturais, inclusive o da avaliação institucional.
Público alvo:
Profissionais de Nível Superior.
Áreas de atuação:
Instituições de Educação Superior: Universidades, Centros Universitários, Centros de Educação, Faculdades Integradas, Faculdades e Escolas de Educação Superior, em funções de gestão acadêmica ou administrativa, tais como: Dirigentes de instituições de ensino e de mantenedoras;
Disciplinas:
- Cenários para a Educação Superior e Realidade da Educação Superior no Brasil
- Gestão Estratégica em Instituições de Educação Superior
- Direito educacional na educação superior
- Plano de Desenvolvimento - Institucional (PDI)
- Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e Projeto Pedagógico de Curso (PPC)
- Gerenciamento Pedagógico e Relacionamento com o MEC
- Documentos Reguladores Internos
- Registros Acadêmicos
- Sistemas de Avaliação no Brasil e no Mundo
- Avaliação Institucional e de Cursos
- Indicadores de Qualidade das IES e Gestão da Avaliação
- Planejamento de Marketing
- Inteligência Competitiva e Sistemas de Informação
- Marketing de Serviços Educacionais
- Comunicação Integrada e Redes Sociais
- Métodos e Técnicas de Pesquisa
- Metodologia da Pesquisa Científica
- Ética Empresarial e Bioética no Contexto Universitário
- Aspectos do Financiamento e da Gestão Financeira nas IES Privadas
- Indicadores Econômico-Financeiros
- Custos, Orçamento e Precificação
- Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
- Trabalho de Conclusão de Curso
- MÓDULO ESPECIAL DE REPOSIÇÃO: Fundamentos e Abordagens da Gestão Universitária