Representantes da São Camilo participam de FEHOFES

Postado em 27/03/2015 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Cláudia Soares Duque Estrada.

Visualizado 1471 vezes.


No dia 20 de março de 2015 ocorreu no auditório da Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo o Evento da Federação das Santas Casas de Misericórdia do Estado do Espírito Santo (FEHOFES).

 

Neste evento participaram gestores de diversos hospitais filantrópicos do ES para refletirem sobre o momento atual vivenciado por estas Instituições, relacionado à gestão, aos repasses financeiros e as ações de educação como estágios, residências e outras experiências na formação de futuros profissionais.

 

Representando o Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo estiveram a Gerente da Unidade de Vitória Sr.ª Claudia Soares Duque Estrada e a Prof.ª Regina Célia Diniz Werner que participou da mesa redonda "O futuro dos hospitais caminha junto com a saúde integral da comunidade e a educação". Participaram também o Sr. Luiz Nivaldo da Silva - Presidente da FEHOFES, o Sr. Francisco José Dias – Secretaria de Estado da Saúde, e representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Educação, do CREFES dentre outros.
As ações de educação, estágio e a necessidade de que as Instituições de Saúde estejam abertas para a Integração Ensino-Serviço, foram enfatizadas pela Profª Regina Diniz, que ressaltou que “se não houver integração e planejamento entre as partes envolvidas – Hospitais e Escolas, a formação dos futuros profissionais poderá, em longo prazo, estar comprometida”. As Instituições de Saúde poderão contribuir na formação dos futuros profissionais, bem como as Instituições de Ensino poderão contribuir com a formação dos profissionais que já atuam no mercado de trabalho. A Integração Ensino-Serviço poderá ser o caminho para o estabelecimento de parcerias  importantes para a formação de um profissional que ao mesmo tempo poderá vivenciar o mundo da escola e do trabalho, ou seja, o encontro da teoria com a prática. A Profª Regina Diniz destacou ainda as ações do Centro Universitário São Camilo em Cachoeiro, na formação de seus docentes e nas pós-graduações realizadas na Unidade de Vitória.

 

Após a mesa redonda o representante da SESA-ES – Sr. José Francisco Dias e a representante do Centro Universitário São Camilo - Profª Regina Diniz, foram entrevistados pela jornalista da TV Assembleia ressaltando os principais pontos discutidos no evento.