Ouvidoria

São Camilo - ES

A Ouvidoria Geral da União Social Camiliana foi instituída em Abril de 2005 com a aprovação da Superintendência da União Social Camiliana, conforme dispõe o Art.5º do Ato Normativo nº1 de 07 de Abril de 2005. O Regimento Interno da Ouvidoria entrou em vigor em 01.02.2006 com a apresentação de suas atribuições e competências. O Instituto da Ouvidoria USC tem como princípio transversal de suas funções o compromisso de representação cidadã por meio do acolhimento e da escuta qualificada, referenciados na humanização, transparência, autonomia independência, imparcialidade, ética e reserva de sigilo. Representa uma instância de interlocução entre os colaboradores e a instituição. Trata sobre as manifestações dos cidadãos, registradas sob a forma de reclamações, denúncias, sugestões, críticas, solicitações e elogios, com o objetivo de promover análise e resolutividade das demandas. Propõe a construção de uma cultura interativa entre os colaboradores, comunidade acadêmica e lideranças da organização, bem como exercendo atividades de ouvidoria interna e externa.

A Ouvidoria Geral estabelece diretriz e assessora de maneira sistemática suas ouvidorias regionais, com o objetivo de fortalecer a rede de comunicação de comunicação organizacional. A ouvidoria caracteriza-se por ser uma instância independente e autônoma que oferece um “canal de diálogo” para favorecer a solução de conflitos, e a construção de ações integralizadas no alcance de suas atribuições no campo do Ensino. Portanto, assume tarefas de mediação sem caráter administrativo deliberativo, executivo, judicativo. Apresenta recomendações à alta direção da Instituição contribuindo para o direcionamento das decisões, acompanhada das necessidades, dos valores, da imparcialidade, da legalidade e da conduta ética.