Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional
Aliado ao saber científico, no que diz respeito ao desenvolvimento neurológico, o curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional enfatiza os fundamentos, as relações e a prática do saber pedagógico aliado ao saber psicológico e motor. Diante da necessidade de se compreender o desenvolvimento humano, as fases de maturação do indivíduo e os aspectos de sua aprendizagem e seus transtornos, faz-se necessário conhecer mais a fundo os processos cognitivos que estão envolvidos no ato de aprender, oportunizando o conhecimento aprofundado, sistematizado, e sua interdisciplinaridade, com as áreas da saúde e educação.
Público alvo:
Visa promover a capacitação plena dos profissionais sobre os principais conceitos da área. Voltado a profissionais de educação e da saúde, como pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos, profissionais de educação física, fonoaudiólogos e áreas afins.
Áreas de atuação:
Saúde Mental e Educação.
Disciplinas:
- Metodologia do Trabalho Científico
- Bioética
- Educação em Direitos Humanos
- Introdução as Neurociências e Desenvolvimento Humano
- Educação Especial sob uma perspectiva inclusiva: conceitos introdutórios
- Fundamentos da Neurologia e da Neurociências
- Bases Neurobiológicas da Aprendizagem
- Neuropsicopedagogia e as Teorias do Desenvolvimento Humano
- Teorias Cognitivas da Aprendizagem
- Neurociências e Transtorno do Neurodesenvolvimento
- Neuropsicopedagogia Clínica
- Neuropsicopedagogia Institucional
- Farmacologia Aplicada à Neurociência – Prática Baseada em Evidência na Educação
- Neurociência nas Funções Cognitivas: Atenção, Memória e Inteligência
- Neurociência nas Funções Cognitivas: Linguagem, Cognição Social, Aprendizagem
- Neurociência e a Educação Especial 1: Deficiência Visual, Auditivas e Intelectual
- Neurociência e a Educação Especial 2: Transtorno Relacionado a Atenção, Memória, Função Executiva
- Neurociência e a Educação Especial 3: O TEA -Transtorno de Espectro Autista e as Altas Habilidades /Superdotação – Estudo da Cognição Social
- Neurociência e a Educação Especial 4: Educação do Deficiente Físico e Multiplodeficiente – Processos Sensoriais de Aprendizagem
- Neurofisiologia – Prática Baseada em Evidência na Educação
- Neurociência Cognitiva e Aprendizagem
- Neurociências das Emoções e da Linguagem
- Avaliação e Intervenção Neuropsicopedagógica
- Estágio: Atendimento em Neuropsicopedagogia I
- Estágio: Atendimento em Neuropsicopedagogia II
- Estágio: Atendimento em Neuropsicopedagogia III
O Centro Universitário SãTeorias Cognitivas da Aprendizagem e as Tecnologias Assistivas o Camilo - Espírito Santo reserva-se o direito de só iniciar cursos com turmas constituídas por, no mínimo, 30 alunos.