Entrevista com a Gerente da Pós Graduação Prof.ª Tatiana de Rezende, no Programa Desafios

Postado em 06/07/2017 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Prof.ª Tatiana Rezende.

Visualizado 1739 vezes.


A Gerente da Pós Graduação Tatiana de Rezende foi ao programa Desafios falar sobre "A era do conhecimento".

 

Abaixo, um release sobre a temática da entrevista:

 

Estamos preparados para a Era do conhecimento?

 

O mundo de  hoje não é mais o mesmo. Estamos preparados para tanta mudança? Existe diferença entre informação e conhecimento? Econhecimento e sabedoria?

 

Entramos numa Era em que o homem pensa, cria soluções, inventa, descobre e usa a tecnologia a seu favor para executar tudo o que foi pensado. Mas pensar não é fácil, não é mecânico. Por isso,  nesta Era do conhecimento, cada vez mais o homem descobre que ele precisa aprender, desaprender e aprender novamente. É um ciclo de conhecimento imensurável, que faz do homem um ser em aprendizagem.

 

Em plena Era do Conhecimento, é imprescindível que haja capacitação contínua de todos os profissionais. O ser humano hoje está frente a frente a uma vasta quantidade de informações, através de vários tipos de ferramentas tecnológicas que o colocam em tempo real com realidades, fatos e acontecimentos. Diante dessa realidade, a formação continuada é essencial.

 

Hoje, já estamos perto do momento em que mão-de-obra, terra e capital não serão mais os melhores recursos em termos de retorno. A riqueza virá do conhecimento.

 

Essa transformação implica em passar a ter pessoas muito mais preparadas, atualizadas e qualificadas. A educação, ou reeducação, deverá ter um processo de desenvolvimento individual. As pessoas terão que aprender a aprender, em lugar de repetir as lições ensinadas. As exigências do mercado de trabalho têm levado a um aumento espetacular no número de programas e cursos de pós-graduação no Brasil,os cursos lato sensu – especializações e MBA. Isso tudo para transformar informação em conhecimento.

 

Afinal para que serve a informação se não for transformada em conhecimento?

 

O conhecimento é inesquecível. Informação é acumulativa. Conhecimento é seletivo. O conhecimento e a ciência se produzem coletivamente. (Mário Cortella)

 

Conhecimento, de uma forma geral, é construção, reflexão, algo que você realiza, gera, produz a partir da informação, ou seja, é o resultado da interação entre o indivíduo, a informação e o significado que este lhe atribui. A informação só tem significado quando vemos a sua aplicabilidade, o que faço com o meu conhecimento é o que me diferencia.