Aula de Psicomotricidade do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional da São Camilo foi um sucesso!

Postado em 08/07/2021 por Stanley Mion .

Visualizado 1442 vezes.


No dia 03 de julho de 2021, aconteceu na Pós-graduação do Centro Universitário São Camilo – ES através do Curso de Pós em Psicopedagogia Clínica e Institucional a sua primeira aula prática da disciplina Psicomotricidade, com o Professor Alexandre Marchiori. 

 

A Psicomotricidade é a ciência que estuda o homem através de seu corpo em movimento, e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento, podendo ser trabalhada com indivíduos de todas as idades.

 

Adequando-se ao seu objeto de estudo, a psicomotricidade utiliza de brincadeiras e/ou exercícios para alcançar fins terapêuticos, trabalha o desenvolvimento da coordenação motora grossa e fina, repouso e sustentação, equilíbrio, lateralidade, imagem corporal, tônus da postura e estruturação no tempo e espaço.

 

O trabalho com as crianças visa favorecer o desenvolvimento cognitivo. Pode ser realizado em crianças com dificuldades de aprendizagem como a dislexia, atrasos no desenvolvimento, autistas, bebês prematuros, deficientes físicos e outros. Na idade adulta, a psicomotricidade pode ter efeito preventivo, e é muito útil para tratar indivíduos com doenças neurológicas como a paralisia cerebral, esquizofrenia, entre outros. 

 

Já no meio empresarial temos a Psicomotricidade Relacional aplicada como técnica de desenvolvimento de recursos pessoais, que prioriza o trabalho em grupo e visa aprimorar o potencial humano nas ações do cotidiano, interferindo positivamente na prevenção de saúde mental do trabalhador e da empresa.

 

Os cursos de Pós-graduação da São Camilo são assim, você estuda a teoria em sala de aula e desenvolve a prática através de jogos e dinâmicas de forma descontraída, mas com um único objetivo, maior fixação do aprendizado da disciplina estudada.

 

Depoimento de aluna

 

"A aula de Psicomotricidade, nos proporcionou conhecimentos alusivos ao desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, dando-nos condições de reflexões de como nós, futuros psicopedagogos, podemos atuar para habilitar, reabilitar e promover crianças que apresentam dificuldades tanto da área motriz, quanto na cognição.  Aula reflexiva e ativa, interligando a teoria e a prática, assim, fazendo o conhecimento se consolidar." Professora Thais Damasceno.