Pós-graduação São Camilo realiza aula de campo da turma de Engenharia de Segurança do Trabalho

Postado em 21/07/2021 por Stanley Mion .

Visualizado 1189 vezes.


A Pós-graduação do Centro Universitário São Camilo – ES, realizou no dia 17 de julho de 2021, com presença do Professor e Coronel Comandante do CBMES, Drº Alexandre dos Santos Cerqueira, que ministrou no curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, a disciplina de “Proteção Contra Incêndios e Explosões”, uma aula prática realizada in loco, no Corpo de Bombeiros Militar de Cachoeiro de Itapemirim – ES com a presença de todos os alunos da turma. 

 

O estudo sobre o tema “Proteção Contra Incêndios e Explosões” deve ser fundamentado em princípios de matemática, química e física, tendo em vista a origem do problema, ou seja, o fogo. A aula pratica teve como objetivo despertar a consciência prevencionista em relação à segurança contra incêndio e explosão, portanto, são necessários estudos específicos sobre medidas para prevenção, combate e extinção destes sinistros. 

 

A proteção contra incêndios é uma das normas regulamentadoras que rege sobre as regras complementares de segurança e saúde no trabalho previstas no Artigo 200 do decreto de Lei nº 5452 da CLT. O referido artigo, no inciso IV, dispõe sobre a proteção contra incêndio em geral e as medidas preventivas adequadas, com exigências ao especial revestimento de portas e paredes, construção de paredes contra fogo, diques e outros anteparos, assim como garantia geral de fácil circulação, corredores de acesso e saídas amplas e protegidas, com suficiente sinalização. 

 

O embasamento teórico do curso possibilitará ao aluno desenvolver métodos para soluções de medidas de segurança visando proteger o homem e o patrimônio, tais como: fazer avaliações quanto aos riscos de incêndio e explosão e suas consequências e a importância para salvaguardar vidas, meio ambiente e patrimônio; projetar as medidas de segurança contra incêndio conforme legislação para aprovações de projetos junto aos órgãos competentes e acompanhar e executar a instalação, manutenção e execução de sistemas contra incêndio.

 

Depoimentos

 

Daniel Ader da Silva Santos – Aluno

“A aula prática foi de extrema importância para o meu aprendizado, pude colocar em ação parte do que aprendi na teoria em sala de aula. O professor Alexandre Cerqueira, que tem bastante conhecimento teórico/prático foi o que possibilitou uma maior e melhor interação entre os alunos participantes e os bombeiros integrantes de sua equipe. Pude ver na prática o quanto é importante conhecer os procedimentos, ter calma e saber tomar decisões na hora e no momento certo, uma vez que qualquer decisão errada, pode levar a consequências trágicas. Gostaria de parabenizar a toda equipe dos bombeiros, ao Professor Alexandre Cerqueira e a Pós-graduação do Centro Universitário São Camilo, pelo ótimo trabalho”.

 

Karla da Silva Teixeira Liberator - Aluna

"Nesse último sábado nós, alunos do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho do Centro Universitário São Camilo-ES, tivemos o privilégio de ter uma aula extraordinária de Proteção contra incêndios e explosões II com o Professor Doutor Alexandre Cerqueira, não poderia ser melhor professor. Aula produtiva e de excelência, onde aprendemos a matéria na prática, a didática da aula foi sem igual, dinâmica e pela qualidade dos professores como dessa última aula. Tenho notado o quanto o Centro Universitário tem se preocupado em levar os melhores profissionais para o mercado. Sinto-me privilegiada por estar nessa turma."