LEGO EVOLUTION rumo ao Torneio de Robótica em SP

Postado em 22/11/2012 por Renata Terra.

Com informações de Professora Mirela Gonçalves.

Visualizado 1798 vezes.


A equipe “Lego Evolution” foi formada neste ano de 2012 e é composta por seis alunos do Centro Educacional São Camilo – ES, do Ensino Fundamental II. São liderados e orientados por um professor técnico e por um mentor. Os componentes da equipe são:

 

 

ALLAN GONÇALVES HENRIQUES (7º ano);

HUMBERTO AVELLAR BEBBER (6º ano);

RAFAEL ALTOE BONADIMAN (6º ano);

MARIANA DEZAN PICALLO (6º ano);

YULLIA DA COSTA FARIAS (7º ano);

LARISSA COSTA DA SILVA (6º ano);

PROFº ÉLITO ALMEIDA DE SOUZA – Professor da disciplina de  ROBÓTICA EDUCACIONAL;

SR IVANE LUIZ GONÇALVES – MENTOR DA EQUIPE e avô do aluno Allan;

 

 

A proposta de trabalho para participação no Campeonato Regional de Robótica teve início com o incentivo do Profº Élito Almeida, que trabalha com os alunos na disciplina de Robótica e que compreende a importância desse trabalho junto aos alunos.

 

A partir daí, foi feito um convite aos alunos a participarem do campeonato e, conhecendo os interessados, foi proposta pela Direção da escola uma reunião com os pais, para apresentação do Projeto, uma vez que o Centro Educacional São Camilo já participou, em 2011, desse Torneio, tendo retornado, inclusive, como 1º lugar no Projeto de Pesquisa. Na ocasião da reunião, foi eleito entre os pais e responsáveis, o mentor que pudesse não apenas acompanhar o grupo, como também orientá-lo e incentivá-lo nesse ousado trabalho.

 

Desde então, os grupos têm se reunido para atender às exigências do Torneio e às propostas de pesquisa e de missões (Projeto de Robô), de acordo com o eixo temático de 2012.

 

Como o desenvolvimento de ações para o torneio depende de esforço e dedicação, nossos alunos têm aprendido que a disciplina, persistência e união fazem parte do trabalho em equipe.  Por ser a primeira vez que participam deste evento, são necessários vários momentos de encontro e estudo para instruí-los e orientá-los sobre as regras do torneio. Esses momentos são necessários para discutir e compilar idéias. Por meio deles, os alunos participam efetivamente, dando opiniões fundamentadas em pesquisas científicas e experiências de profissionais, conforme participam de palestras e encontros.

 

A cada dia um desafio e uma novidade, mas todos estão sempre buscando superar as dificuldades juntos e isso tem sido fundamental todos os dias.

 

A amizade e cumplicidade passaram a fazer parte do que chamamos “Lego Evolution”, nome da equipe. A escolha deste nome diz respeito à evolução do ser humano e de certa forma, à marca registrada de nossa equipe, que cresce dia após dia nesse aprendizado sobre o tema 2012 Senior Solution.

 

Dentre as diversas atividades já realizadas pelo grupo, tivemos encontros e reuniões, como podemos citar: apresentação da equipe; encontro de integração e dinâmicas de grupo para o trabalho em equipe (com alunos, pais, professores e mentor); estudo da proposta do campeonato; montagem do tapete com a equipe “Lego Lords”; reuniões de estudo sobre a proposta da estruturação do projeto de pesquisa a partir das instruções fornecidas; visita a um Lar do Idosos para identificação dos problemas que mais os acometem; entrevistas programadas com idosos parceiros do projeto; reunião para escolha do Parceiro Senior” e  definição do problema e criação da solução inovadora voltada para qualidade de vida dos idosos. Além disso, foram feitos encontros e entrevistas com profissionais de saúde, especialmente: médicos, fisioterapeuta, enfermeiro, para conhecer a importância e a inserção destes profissionais no dia a dia do idoso. Foi feita também a socialização de experiências com a equipe Lego Lords, que participou do Torneio em 2011 e reuniões com os pais para compartilhar o andamento dos trabalhos e a criação de espírito de união.

 

Todo esse trabalho tem o apoio e o incentivo dos dirigentes do Centro Educacional São Camilo, deste o Reitor Padre João Batista Gomes de Lima, Padre Américo Pinho de Cristo à Direção Pedagógica, Profª Edna Ferrari Valory. Toda a equipe pedagógica da escola incentiva e acredita na EVOLUÇÃO dos nossos alunos, afinal, “LEGO EVOLUTION” representa a Evolução Tecnológica, a favor da evolução da vida.