Uma viagem pelo fundo do mar. sem se molhar...

Postado em 05/11/2012 por Renata Terra.

Com informações de Professora Kellen Massena.

Visualizado 641 vezes.


O 2º ano M¹ realizou uma viagem de estudos pelo ES, passando por Anchieta e depois pela Expomar, onde os alunos observaram um aquário com mais de 100 espécies de animais e mini manguezal. Por meio das intervenções e explicações no local, foi possível mergulhar junto com os animais marinhos: lula, polvo, lagosta sapateira, entre outros. Uma experiência para além da sala de aula, pois a teoria e a prática são, nesse momento, interligadas.

 

Depois desse mergulho de conhecimentos, paramos no Parque Paulo César Vinha, uma reserva preservada. O parque tem esse nome em homenagem ao biólogo Paulo César Vinha que viveu lutando por essa área de preservação. A reserva encontra-se em uma planície litorânea, destacando, como sua principal formação florestal, a restinga, um terreno arenoso e salino, próximo ao mar e coberto de plantas, orquídeas e bromélias

.

Depois da viagem concluída, dia 17 de outubro de 2012 foi realizado o Seminário Temático no Campus II, ocasião em que os alunos puderam demonstrar o aprendizado que vivenciaram, retratando cada local e cada experiência vivida. Representaram o Padre Anchieta que trabalhou como missionário em favor dos índios e para lembrar costumes indígenas dançaram a música “Brincar de Índio” . Em seguida, relataram que conheceram todo ambiente preservado da igreja, que foi de grande importância para a história do nosso estado.

 

Dando continuidade às apresentações, cada aluno representou um animal marinho encontrado na Expomar, um aquário que conta com uma grande biodiversidade marinha. Passaram conceito do cuidado que devemos ter com o meio ambiente, a consciência e a proteção das águas como um patrimônio da humanidade.

 

Finalizaram com um poema “Aprendendo a Preservar” e a música “Herdeiros do Futuro”, os quais retratam nossa viagem com os índios, a natureza, a preservação, o cuidado e a mudança, proporcionando, assim, momentos de reflexão de estarmos juntos a fim de refletir, mobilizar, reaprender, reeducar para a preservação do nosso planeta Terra.

 

 Parabenizamos a todos pela bela apresentação, resultado obtido como reflexo do desempenho, do comprometimento, da disciplina, persistência e dedicação ao trabalho e ao estudo.