Especial Caça ao Tesouro

Postado em 27/02/2013 por Renata Terra.

Com informações de Professor de História, Luan Tófano Elias.

Visualizado 3133 vezes.


No dia 22/02, sexta-feira, foi realizada a Caça ao Tesouro envolvendo os alunos dos 6ºs anos. Foi uma atividade interdisciplinar com as disciplinas História e Geografia. Os professores Luan e Lucas proporcionaram às turmas uma aula dinâmica, em que os alunos colocaram em prática seus conhecimentos sobre os pontos cardeais e colaterais, além de vivenciarem como seria o trabalho de um arqueólogo – e até de um detetive - à procura de elementos (pistas) que ajudam a compor a nossa História.

 

Para a realização de tal evento foi utilizado todo o espaço externo da nossa escola, como o pátio das palmeiras, a quadra de areia, o estacionamento, o pátio interno... As duas turmas foram em busca de pistas simultaneamente. Cada turma percorreu um circuito diferente.

 

Para iniciarem a caça ao tesouro, o ponto de partida foi o local onde estão localizadas as mesas de xadrez. Em seguida cada grupo recebeu a primeira dica para iniciarem seus trajetos à procura do tesouro. Em cada pista que o grupo encontrava, o professor de Geografia Lucas Pastro realizava uma análise do conteúdo, pois, para que os alunos passassem para a próxima pista, deveriam saber se localizar no espaço apenas com a utilização de uma rosa dos ventos e com o posicionamento do sol.

 

Segundo o Professor Luan Elias, esse trabalho fez com que cada aluno se sentisse um arqueólogo/pesquisador, pois, por meio de escavações, observação e localização no espaço foi possível abstrair o que aprenderam em sala de aula. A aula prática faz com que a compreensão do educando seja mais fácil de ser alcançada.

 

Esse momento foi realizado com diversão e muita música!

 

Na sala de aula, os alunos relataram que se divertiram e aprenderam muito. Os professores Luan e Lucas acreditam que atividades dinâmicas, diferentes e práticas fazem diferença na construção do conhecimento do aluno.