Curso de Preparação de Acólitos: “Estar a Serviço do Altar e do Próximo”

Postado em 16/04/2013 por Renata Terra.

Com informações de Coordenadora do Ens Fundamental I - Thaís Engelhardt Veronez Damasceno.

Visualizado 2662 vezes.


Deu-se início, no mês de março de 2013, o curso preparatório de Acólitos, intitulado “Estar a Serviço do Altar e do Próximo”, do Centro Educacional São Camilo - ES e se estenderá até outubro de 2014.

 

Neste curso, as crianças compreendem que, por meio de Deus, que nos chama a esse ministério, precisa-se saber que o principal objetivo do acólito é “amar o próximo e servir a Deus”. E com esse convite somos predestinados a deixar nossa marca, dentro e fora da Igreja, utilizando os conhecimentos adquiridos na formação de acólitos.

 

Para que possamos deixar essa marca, é preciso ter uma boa conduta e principalmente respeito para com os todos os colegas de formação, além da dedicação em servir a Deus, não só nas missas de nossa Instituição, quanto a servir nas comunidades às quais pertencemos se estivermos disponíveis.  Devemos usar aquilo que aprendemos diante do altar, no qual temos uma enorme disponibilidade de servir.

 

Ao iniciarmos o curso de preparação de acólito, os familiares dos cursistas, alunos da escola, foram envolvidos e levados à reflexão de que são responsáveis, também e primordialmente, pela formação de valores de seus filhos e que, a exemplo dos adultos, as crianças estavam ali, buscando uma formação cristã, de valores e de obediência a Deus.

 

Pe Américo iniciou o curso de formação fazendo uma valiosa reflexão ao chamado de Deus e ressaltou que todas aquelas crianças eram muito especiais, pois deixaram as “tentações” que o mundo oferece como a TV, os jogos digitais, os clubes e as atrações divertidas do dia a dia para estarem a serviço de Deus, se aperfeiçoando na vida espiritual. Ressaltou, ainda, que certamente aquelas crianças seriam pessoas melhores quando adultas, pois na base de sua formação, os pais estavam lhes oferecendo uma formação de fé e temência a Deus.

       

  “Acólito não é só aquele, aquela jovem que fica ao lado do sacerdote auxiliando na celebração da Santa Missa. Acólito é muito mais que isso, somos escolhidos, e como filhos escolhidos por Deus Pai devemos em primeiro lugar servi-Lo, e como consequência, servir os nossos irmãos, para que possamos fazer uma caminhada fraterna e todos juntos chegar à morada eterna”, como cita José Eduardo de Lima Sá.

           

O curso de formação acontece quinzenalmente em nossa escola, em que os cursistas são capacitados e orientados pela coordenadora Thais Damasceno, bem como pelo Pe Américo Pinho de Cristo e palestrantes convidados para essa capacitação de nossas crianças e jovens.