Alunos do 5º ano têm aula de Laboratório

Postado em 17/06/2013 por Renata Terra.

Com informações de Professora de Ciências, Kelly Siloti.

Visualizado 1094 vezes.


Na última sexta-feira, 14/03, os alunos do 5º ano tiveram uma aula pra lá de interessante, pois nossa sala de aula se transformou em um laboratório!

 

Por saber que este é um dos recursos mais ricos para o ensino de Ciências, a Professora Kelly realizou várias experiências relacionadas ao Sistema Digestório, assunto que estamos estudando em nossas aulas.

 

Nos experimentos práticos utilizados em nossos estudos, adotamos procedimentos de metodologia científica, pois requereu a participação ativa dos alunos na execução e nas conclusões.

 

Nossos principais objetivos desses procedimentos foram: Observação e questionamento, formulação de hipóteses, experimentação, registros dos resultados, conclusão por meio de rejeição ou validação de hipóteses e a capacidade de absorver e ampliar os conhecimentos da experimentação científica. Além disso, tais experimentos visaram à comprovação de um conceito necessário à compreensão de fenômenos que acontecem em nosso corpo.

 

No 1º experimento, comprovamos a ação da saliva no processo da digestão. No 2º, demonstramos, através de um modelo, como acontecem os movimentos peristálticos. No 3º experimento, nós comprovamos a importância da mastigação. Na 4ª experiência, entendemos como funciona a absorção dos nutrientes pelo intestino delgado. E, para finalizar, usando uma mangueira sanfonada, tivemos a visão linear do caminho percorrido pelo alimento no Sistema Digestório que, no caso de uma criança, tem, em média, 6,5m.