O instrumento prova e o 2º ano

Postado em 21/06/2013 por Renata Terra.

Com informações de Professora do 2º ano M2, Adriana Pereira.

Visualizado 882 vezes.


O Centro Educacional São Camilo concebe a avaliação como um processo e, dessa forma, avaliamos com diferentes instrumentos. O 2º ano começa a utilizar o instrumento prova, de uma forma bem lúdica, assim como se dá o ensino e a aprendizagem, pois a avaliação é reflexo dessa prática diária.

 

Meirieu, 1994, afirma que “A avaliação não é tudo; não deve ser o todo, nem na escola nem fora dela; e se o frenesi avaliativo se apoderar dos espíritos, absorver e destruir as práticas, paralisar a imaginação, desencorajar o desejo, então a patologia espreita-nos e a falta de perspectivas, também.”

 

Como nosso “frenesi” é a prática, as crianças são orientadas a fazerem suas provas com independência, aprendendo a utilizar a leitura e a interpretação, mas com a liberdade de recorrer à professora quando a dúvida o impede de concluir a questão. Dessa forma, as crianças vão adquirindo maior segurança e postura para realizar esse tipo de avaliação.

 

Essa preparação se faz necessária, porque esse instrumento acompanhará o aluno em sua vida acadêmica e, muitas vezes, profissional. Assim seguimos com a nossa filosofia de educar para a vida.