Os benefícios do jogo de Xadrez no Shopping Sul

Postado em 10/07/2013 por Renata Terra.

Com informações de Professora de Xadrez e Matemática, Alexandra Dorigheto.

Visualizado 886 vezes.


No dia 03 de julho, os alunos do 5º ano vespertino, acompanhados pela Professora Alexandra Dorigheto, Professora Roberta Gomes e pela Coordenadora Thaís Damasceno, além de proporcionarem uma tarde agradável contribuíram, para quem passou pelo Shoppping Sul, uma emocionante aventura no tabuleiro. Um aprendizado nesse jogo fascinante que é o Xadrez. Com segurança os alunos jogavam e ensinavam o jogo para quem não o conhecia.

 

Foi uma emoção atrás da outra. A cada lance, uma nova descoberta: a cada momento, um novo aprendizado. É assim o Xadrez. Um fascinante jogo que vai nos envolvendo e que a cada jogada fica mais interessante.

 

Baseado em um sistema de peças, com valores e movimentos diferenciados, o Xadrez estimula o raciocínio e a concentração das crianças. Quando os estudantes jogam, são desafiados a analisar as situações, a formular estratégias e a tomar decisões. A prática constante acaba por refletir-se na vida, com implicações positivas na formação do individuo.

 

Desenvolver-se integralmente, considerando as possibilidades de aprendizagem queapresenta nas diferentes etapas do desenvolvimento, através de uma atuação que propicia a aquisição de capacidades, envolvendo as de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social é um dos objetivos dos ensinamentos do Xadrez.

 

Além disso. O educando pode descobrir o mundo, se conhecer, aprender a conviver, estabelecendo relações emocionais, cognitivas e sociais, de modo a conquistar a autonomia, a interação e a cooperatividade. Com aulas semanais, a professora Alexandra propicia ao aluno o desenvolvimento do pensamento lógico intuitivo e oferece a oportunidade de conduzir uma partida de Xadrez, do inicio ao fim, registrando as jogadas e as posições no tabuleiro, valorizando o desenvolvimento do raciocínio lógico através de um exercício lúdico, desenvolvendo assim habilidades de observação, reflexão, analise e síntese, alem de hábitos necessários à tomada de decisões, melhorando, dessa forma, o desempenho do aluno nos estudos a partis do desenvolvimento destas capacidades.

 

Parabéns meus queridos alunos! Vocês deram um “show” de aprendizagem quando passaram para os outros os conhecimentos adquiridos semanalmente em nossas aulas de Xadrez. Cada um de vocês, com certeza, enriqueceu a vida de cada um que hoje passou pelo Shopping, viu?!