Observando, criando e construindo

Postado em 26/08/2013 por Renata Terra.

Com informações de Professora de Matemática, Alexandra Dorigheto.

Visualizado 1012 vezes.


A geometria é um conteúdo matemático que deve ser bem explorado em sala de aula. Dificilmente se constrói o conhecimento em geometria através de metodologias mecânicas. A melhor forma de assimilar os conteúdos geométricos é através da manipulação, construção, exploração e representação das formas geométricas, e o geoplano, nesse momento, desenvolve de forma simples e direta todos esses princípios.

 

O geoplano é um material criado pelo matemático inglês Calleb Gattegno. Constitui-se por uma placa de madeira, marcada com uma malha quadriculada ou pontilhada. Em cada vértice dos quadrados formados fixa-se um prego, onde se prenderão os elásticos, usados para "desenhar" sobre o geoplano.

 

O geoplano tem por objetivo principal levar os alunos a explorar figuras poligonais através da construção e visualização, facilitando o desenvolvimento das habilidades de exploração espacial. Parecidas com o geoplano, as malhas quadriculadas ou pontilhadas são outro recurso de trabalho, e, assim como o geoplano, sua função é ajudar o aluno na observação das formas geométricas e nos desenhos que ele fará a partir das propriedades da figura que observou e montou no geoplano.

 

O raciocínio geométrico abrange, portanto, um conjunto de habilidades importantes para uma percepção mais apurada do mundo que cerca a criança. Desse modo, essa criança observa para construir, ou constrói para observar, ou ainda representa e constrói. Foi assim que aconteceu nas aulas de Matemática. Muita observação, muita construção. Os alunos dos 4º anos criaram lindos painéis que foram construídos a partir das formas geométricas trabalhadas em sala de aula, usando o geoplano.