Trabalho com o livro Fábulas de Esopo

Postado em 04/09/2013 por Renata Terra.

Com informações de Professora do 3º ano V, Patrícia Gava.

Visualizado 3821 vezes.


A leitura significativa nos traz uma aprendizagem real e  concreta. E foi com esse objetivo que durante a segunda unidade,  os 3º s anos matutino e vespertino trabalharam com o livro Fábulas de Esopo de Jean de La Fontaine.

 

Por que as fábulas são um importante recurso didático na formação de nossos alunos? Porque elas permitem, por meio da reflexão, a formação de atitudes e valores, de maneira significativa e prazerosa

 

Além de trazer histórias engraçadas e curiosas, a leitura do livro de Esopo oportunizou aos alunos e professoras refletirem sobre as lições de moral que cada historinha traz, além de relacioná-las ao cotidiano.

           

Para melhor exploração do livro, foram trabalhadas diversas atividades relacionadas à leitura entre elas o conceito de fábula, análise crítica, discussões e reflexões sobre a moral, realização das tarefas trazidas pelo suplemento do livro e encenações sobre algumas das fábulas estudadas.

            

Trabalhar com o livro Fábulas de Esopo foi divertido, agregou novos conhecimentos, contribuiu para o aperfeiçoamento da leitura e para uma análise do próprio comportamento humano, visando mesmo à melhoria nesse sentindo.

           

A nós, pais e educadores, fica um lembrete do famoso Bill Gates sobre a importância dos livros na vida de nossos filhos e alunos: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.”