Aula de "Culinária" é motivo de muita empolgação entre alunos dos 4ºs anos

Postado em 04/10/2013 por Renata Terra.

Com informações de Coordenadora do Ens Fundamental I - Thaís Engelhardt Veronez Damasceno.

Visualizado 1619 vezes.


Nas aulas de Ciências e Língua Portuguesa, as professoras Kelly e Mariene trabalharam a tipologia textual de RECEITAS e o estudo específico sobre ESPECIARIAS, em que, através de desse tema interdisciplinar, os alunos pesquisaram, com os pais ou familiares, receitas que continham, em seus ingredientes, algum tipo de especiaria ou erva aromática e produziram, em casa, a receita, depois de praticarem a escritura, leitura e refeitura da escrita da receita, com a mediação da professora de Língua Portuguesa.

           

Após essa experiência de “Mestre Cuca”, apresentaram e degustaram suas receitas na escola e algumas crianças manifestaram o desejo de escrever sobre o que vivenciaram com essa atividade.

           

As alunas Ana Cecília Bettecher, Camila Oliveira, Mariana Pacífico e Isabela Vaillant, todas dos 4ºs anos matutino, abrilhantaram ainda mais as aulas promovidas pelas professoras Kelly e Mariene, pois externalizaram, através de seus textos, as aprendizagens adquiridas com elas.

           

Prestigiem os textos de nossas alunas, que seguem abaixo!

           

Nossas meninas estão mais uma vez de PARABÉNS pela iniciativa, autonomia e aprendizados constantes!

 

Nossa aula de culinária

Em nossas aulas de Ciências aprendemos sobre as especiarias que os portugueses compravam na Índia, como por exemplo, a pimenta do reino, o cravo-da-índia, a canela, o orégano etc.

         

Mas nas aulas de Português aprendemos bastante sobre texto instrucional, então nossas professoras Cleite Kelly e Mariene Carolino, junto com as coordenadoras Adriana e Thais tiveram a ideia de juntar esses dois aprendizados e formar um texto instrucional de uma receita com especiarias.

 

Depois disso as professoras passaram a ideia para os alunos do 4ºM1 e do 4ºM2.

 

Elas entregaram uma folha explicando tudo o que deveríamos fazer, mas é claro que elas também explicaram “tim tim por tim tim".

 

Nessa folha tinha um espaço para escrever a receita. Depois que ela entregou para a gente, nós levamos para casa e fizemos. Depois disso, a professora Mariene corrigiu e nos entregou novamente para refazermos o texto e colarmos a foto.

 

Nós ganhamos um bilhete falando a data que devíamos levar a receita e a gente podia ir de avental e touca. No dia, todos estavam de avental e touca e com sua receita.

 

A professora Kelly nos deu uma plaquinha com o nome da receita e o nosso nome. Nós fomos ao multimídia e lá tiramos fotos com nossa receita.Depois cada um falou no microfone o nome da receita e que especiaria ela tinha.

 

Depois que todo mundo falou, chegou a hora mais gostosa, a de comer e repartir com os amigos.  Foi muito legal, todo mundo comeu e brincou!

(Mariana Pacífico, 4ºM1)

 

Uma delícia de aula

Nas aulas de Ciências, estudamos sobre os vegetais, aprendemos sobre as ervas aromáticas, que dão cheiro aos alimentos e as especiarias, que dão um gosto especial!

 

Já nas aulas de Língua Portuguesa, estudamos sobre textos instrucionais e um deles é a receita. Daí surgiu uma ideia muito legal: fazer uma aula especial! Nós escrevemos uma receita, que nossa família gosta, e nela teria que ter ervas aromáticas e especiarias. Depois, fizemos essa receita e a levamos para a escola para  degustarmos. Foi uma delícia!

(Ana Cecília Bettecher, 4ºM2)

 

Receitas de especiarias

Na aula do dia 02/09/13, nós, alunos dos 4ºs anos da manhã, fizemos, juntamente com nossas professoras Mariene e Kelly, uma degustação.

 

Cada aluno apresentou a sua receita e ganhou pontos nas matérias de Ciências e Língua Portuguesa.

 

Partilhamos as receitas e todas levavam especiarias, quando terminamos jogamos os papéis no lixo.

 

Cada aluno colocou uma roupa de chef e aprendemos a dividir nossas coisas com o próximo.

 

Todos os alunos gostaram dessa deliciosa aula de especiarias.

(Camila Oliveira Signor, 4ºM1)

 

Um só dia de guloseimas

Minhas professoras Kelly e Mariene separaram um dia em que eu e todos deveríamos escrever uma receita que tivesse uma especiaria e levar para a escola. Coisas deliciosas, muitas comidas boas.

 

Ninguém conseguia se segurar. Só queríamos comer tudo que vimos pela frente... Menos eu, né! Só comi um quibe que minha mãe fez algumas mini pizzas que a minha amiga Saskia levou e um chocolate quente da Flavia, quente demais! Amei a festa, me diverti muito e aprendi bastante.

(Isabella Vaillant, 4º M2)