Postado em 05/11/2013 por Renata Terra.
Com informações de Professoras dos 3º PEDIS, Márcia, Kátia, Kellen, Tatyana e Natália.
Visualizado 20828 vezes.
Foi proporcionado aos 3ºs PEDIS matutino e vespertino um momento divertido, no qual os alunos aprenderam, brincando, com a experiência da flor.
O que será que vai acontecer?
Vamos observar bem para depois registrar?
Materiais e reagentes utilizados:
Procedimentos:
Utilizar anilina comestível ou comum.
Em um recipiente de vidro, adicione aproximadamente 2,5 centímetros de água, juntamente com anilina. Cada recipiente com uma cor (vermelha, azul e amarela), dissolvendo anilina na água até que fique com uma cor forte.
Pegar as flores e cortar os cabos para que fiquem cinco centímetros acima da borda do recipiente. Bifurcar o cabo de algumas flores em duas partes.
Colocar cada flor em um recipiente e aquela com o cabo bifurcado em dois recipientes (cada uma das partes em um pote de cor diferente).
Deixar em um local aquecido por algumas horas e, lentamente, elas absorverão a cor da água e mudarão de cor.
A com cabo bifurcado ficará com cada metade de uma cor, mostrando que cada parte do cabo conduz a água para uma parte específica da flor.
Resultados:
Após a experiência, os alunos observaram e verificaram todas as etapas do processo, questionando, argumentando, participando ativamente de toda a experiência vivenciada.
Foi possível notar nitidamente o caminho que água percorreu para chegar às pétalas. Daí, a importância da água.
Os alunos descobriram que isso acontece porque o caule da flor absorve a água, irrigando, assim, toda a planta, até atingir as pétalas. Como a água está carregada de pigmentos coloridos, esses pigmentos percorrem em pequenos vasos até ficarem depositados nas pétalas, deixando-as coloridas.
Confira a experiência por meio das fotos