Equipe Lego Lords propõe solução inovadora para as ENCHENTES

Postado em 18/11/2013 por Renata Terra.

Com informações de Professora Kelly Siloti - Mentora da Equipe.

Visualizado 1169 vezes.


A equipe Lego Lords desenvolveu seu Projeto de Pesquisa na Cidade de Cachoeiro de Itapemirim – ES, uma localidade muito atingida pelas enchentes.

 

O tema dessa temporada, Nature’s Fury, proposto pela FLL, trouxe furacões, Tsunamis, entre outros desastres naturais, mas, por fazer parte de nossa realidade, por conhecermos algumas pessoas atingidas, por entender que o assunto é muito mais grave do que nos parece e comprovar, através das entrevistas, que os danos enfrentados pela comunidade não são apenas materiais, mas também psicológicos, optamos pelas ENCHENTES.

 

Em um segundo momento, saímos a campo para pesquisar sobre o assunto e encontramos vários artigos e reportagens discutindo o tema e, baseados em nossos resultados, desenvolvemos nosso trabalho, ou seja, nosso Projeto de Pesquisa. Nessa etapa, fomos à Defesa Civil, à Papelaria Corex, às Lojas Dadalto e entrevistamos vários moradores que enfrentaram o problema.

 

Em nossa pesquisa de campo, observamos a dificuldade da população em associar o monitoramento das áreas de risco, a segurança dos moradores, além das dificuldades encontradas na reconstrução das áreas afetadas.  

 

Nesse contexto, pensamos em uma solução inovadora para ajudar as pessoas a se prepararem e manterem-se seguras antes e/ou durante as enchentes e, por isso, estamos desenvolvendo um sistema de monitoramento do nível da água do rio, assim como um aplicativo, para celular, o “RIOS” pelo qual a população poderá monitorar o problema em tempo real e hábil.