Trabalhando interdisciplinarmente a Geografia e a História

Postado em 16/12/2013 por Renata Terra.

Com informações de Professora de AEE, Roberta Gomes.

Visualizado 2060 vezes.


Os alunos do 5º ano V estão estudando, em Geografia, o governo de Getulio Vargas (político que mais tempo permaneceu no poder, de 1930 a 1945) e em História a evolução dos meios de comunicação.

 

Aproveitando os conteúdos, as professoras Roberta Gomes e Kátia realizaram um trabalho interdisciplinar (interação entre duas ou mais disciplinas ou áreas do saber), no qual os alunos ficaram responsáveis por realizar um discurso, uma música, e/ou uma entrevista, imaginando como eram transmitidas as notícias, as novelas e as músicas na rádio, pois ainda, naquele tempo, não existia televisão.

     

Para marcar o estudo, a professora Roberta Gomes e o aluno Nicolas P. C. Cabral construíram um rádio de papelão, manipulando assim os seguintes materiais: caixa de papelão, jornal picado, palito de churrasco, cola, tinta guache e papel alumínio.

    

No momento da apresentação, os alunos utilizaram um microfone e um gravador, o qual ficou dentro do rádio de papelão transmitindo as vozes gravadas.

 

Essa aula foi muito divertida! No fim, a turma ainda assistiu a alguns alunos dançando e cantando uma canção dos anos 80.