Novidades nas aulas de Robótica

Postado em 13/02/2015 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Professora de Educação Tecnológica e Robótica, Cleite Kelly Siloti.

Visualizado 1220 vezes.


Você já parou para observar a porta de entrada de alguns Shoppings, aquelas que se movimentam sozinhas permitindo nossa passagem? E o elevador que para no andar desejado e abre para você sair, já pensou? Pois é, isso é ROBÓTICA e se faz presente cada vez mais no mundo moderno, repleto de peças e sensores controlados por computador.

 

E foi por isso que, neste ano, nossa escola inovou e aderiu ao novo Projeto de Robótica Educacional da Lego Zoom, ZET. Com isso, todos os nossos trabalhos serão desenvolvidos no Programa Mindstorms e Bloco EV3. Nosso foco são os conteúdos tecnológicos e teremos muitas conexões interdisciplinares com áreas afins – ciências e matemática.

 

O novo programa trabalhará com base nas competências do PISA, Programa Internacional de Avaliação de Alunos, tais como: comunicar, resolver problemas, modelar, argumentar, usar a linguagem, usar ferramentas e recursos, realizar investigações, explicar fenômenos cientificamente, identificar questões científicas e usar evidências científicas.

 

Além disso, resguarda o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais necessárias a qualquer indivíduo para que enfrente problemas em situações e contextos de natureza pessoal, educativa, profissional, pública e científica, entre elas: valorizar o trabalho em equipe e compreender a divisão de responsabilidades no trabalho, preocupar-se com o ambiente local e global, respeitar opiniões diferentes e debater procurando bons argumentos, apreciar situações de desafio intelectual e manual, valorizar autonomia de pensamento e respeitar as normas sociais.

 

Para acessar os manuais e atividades vamos usar um QR CODE (sigla do inglês Quick Response) que é um código de barras bidimensional de resposta rápida.

 

Em nossas aulas vamos desenvolver competências para construir objetos tecnológicos e resolver problemas de forma colaborativa.